Categories: Regional

Quase 15 mil devem recadastrar cartão SUS

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul continua convocando a população para seguir com a revisão dos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). A chamada mais recente, feita no fim de julho, atinge 14.991 pessoas que devem fazer o recadastramento. Os usuários convocados apresentam erros no cadastro, já que a maioria não mora no município e usa os serviços de saúde de forma irregular.

O governo municipal anunciou o pente-fino no segundo semestre de 2015, com intenção de apertar o cinto na emissão dos cartões SUS. A Prefeitura passou a exigir a apresentação de comprovante de residência, CPF e identidade no momento do cadastramento, para tentar barrar pessoas de outros municípios. Antes da mudança, era necessário somente apresentar uma declaração assinada por terceiros de que o usuário possui domicílio em Santa Cruz. A exigência mais rigorosa fez a emissão dos cartões caírem de 500 para menos de 300 por mês.

O número de cartões do SUS chegou a superar o número de habitantes do município. Antes do início do pente-fino eram quase 170 mil cartões para uma população de aproximadamente 125 mil habitantes. O abismo entre usuários e a população santa-cruzense caiu para 137 mil em dezembro, 131 mil em maio e 118 mil em julho. Apesar da queda significativa, a intenção é chegar até o final do ano em 100 mil.

Publicidade

Além dos moradores de outros municípios, os quase 15 mil usuários que foram convocados também apresentam registros em duplicidade, com informações incompletas, casos de óbitos, dentre outras situações. De acordo com o secretário da pasta, Henrique Hermany, a revisão irá representar uma melhora na saúde pública. “É dever do município bem atender os santa-cruzenses. Muitas vezes o atendimento não funciona como deveria por conta de moradores vindos de outras cidades.”

Ainda segundo ele, a maior parte dos casos é de pessoas que burlam o sistema para acessar o serviço. “Muitos fazem exames e consultas com especialistas sem que haja registro nos postos de saúde, que são a porta de entrada para o atendimento na atenção básica”, observa Hermany.

O recadastramento dos cartões SUS está sendo feito na Central de Regulamentação de Agendamento (antiga Casa), localizada na Avenida Independência, número 100. Os convocados deverão ir ao local munidos de comprovante de residência, CPF e identidade no prazo de até 90 dias.

Publicidade

O órgão funciona das 7h45 às 12 horas e das 13h30 até as 17 horas. A nominata pode ser conferida para consulta na Procuradoria Geral do Município, na própria Central de Regulação e Agendamento, na Secretaria de Saúde, no site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) ou clicando AQUI.

MEU NOME ESTÁ NA LISTA, E AGORA?

Como sei se fui convocado?

Publicidade

Todos os nomes da lista podem ser conferidos para consulta na Procuradoria Geral do Município, na Central de Regulação e Agendamento (antiga Casa), junto à Secretaria de Saúde e no site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br). A nominata também pode ser acessada AQUI.

Por que meu nome está na lista?

Durante o cruzamento de dados, realizado pela Prefeitura, foi identificado um erro em seu cadastro. Normalmente o problema está relacionado ao local de residência, registro em duplicidade, informações incompletas, óbito ou outras situações.

Publicidade

Tenho que fazer o quê?

Usuários que tiveram seus nomes incorporados na lista devem se apresentar na Central de Regulamentação de Agendamento, localizada na Avenida Independência, número 100, munidos de comprovante de residência, CPF e identidade no prazo de 90 dias. O órgão funciona das 7h45 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

O que acontece se eu não for?

Publicidade

Quem foi convocado e não realizar o recadastramento corre o risco de perder o direito de ser atendido pelo SUS em Santa Cruz.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.