Rodrigo Ribeiro, conhecido por seu desempenho como ator e diretor de teatro – muito especialmente em função de seu espetáculo mais recente, O Professor Pelado –, agora é também produtor cultural. É ele quem nos apresenta – e está agenciando – o mais novo quarteto de cordas gaúcho, o Sarabande, nascido aqui mesmo, em Santa Cruz do Sul. Segundo Rodrigo, é uma formação instrumental bastante utilizada em se tratando de música clássica. O quarteto é integrado por dois violinos, tocados por Ana Paula Kahmann e Gabriel de Conto Trapp; uma viola, por Célio Elgert; e um violoncelo, por Jairo Vilmar Padilha.
Ana Paula, a dama do quarteto, possui bacharelado em Ciências Sociais, licenciatura em Sociologia, pós-graduação em ensino de Filosofia e Sociologia e mestrado em Educação. Estudou violino no conservatório Gilardo Gilardi, em La Plata, na Argentina. É professora de música e spalla da Orquestra Santa Cruz Filarmonia. O advogado Gabriel, 24 anos, é violinista e estuda a arte do instrumento com a violinista Jamille Padoin. Também é líder de naipe dos segundos violinos da Orquestra Santa Cruz Filarmonia. E Célio Elgert, 50 anos, toca viola e tem como formação Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também integra o naipe de violas da Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Já o violoncelista Jairo Padilha, 51 anos, ao se referir a sua formação, costuma dizer que ela tem base “nos bailes da vida”, nas décadas de 1980 e 1990, atuando como tecladista (anos 80 e 90). Participou de muitos festivais de música e teve aulas com professores do Brasil, Alemanha e Portugual. É ex-aluno de Música da Fundarte, de Montenegro, onde completou o Curso Técnico em Música na Área das Artes. Além disso, estudou piano no curso de Extensão em Música da Ufrgs. Atualmente estuda violoncelo com Josemir Valverde, baiano radicado em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre. É também integrante do naipe de violoncelos da Orquestra de Câmara da Unisc.
Publicidade
Por intermédio da parceria com o produtor cultural Rodrigo Ribeiro, diretor da IES Zoom, a expectativa é de que o grupo musical seja projetado para outras cidades, uma vez que a empresa dirigida por Ribeiro atua na área de educação, em vários municípios. As primeiras iniciativas são de divulgação do quarteto, através de envio de mailing, mas não estão descartadas outras estratégias para que o grupo seja conhecido fora de Santa Cruz. O Quarteto Sarabande pode ser encontrado no Facebook como quartetosarabande. Para agendas e contratações, o contato é o fone/Whats: (51) 98300 5885.
O que é
“Sarabande” é um termo francês derivado do espanhol zarabanda. É uma antiga dança em compasso ternário e andamento lento, muito popular na Espanha e suas colônias. Tornou-se uma dança processional lenta quando chegou à corte francesa, no século 17. Chegou ao Brasil em meados do século 19, com a vinda da corte portuguesa.
Publicidade
This website uses cookies.