A votação de prioridades da Consulta Popular ocorre nesta quarta-feira, 19, quando eleitores de todo o Rio Grande do Sul poderão escolher as demandas mais importantes para o desenvolvimento da região. A votação poderá ser realizada em urnas presenciais, que percorrerão a cidade e o interior, ou pela internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br.
O processo é organizado pela Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Podem participar eleitores a partir de 16 anos de idade. Cada região escolhe uma demanda de saúde, uma de educação e duas para contemplar Desenvolvimento Rural e Econômico. As que forem escolhidas serão incluídas na Lei Orçamentária do Estado no próximo ano. O governo do Rio Grande do Sul está destinando R$ 60 milhões para obras da Consulta Popular em 2016.
Para a região do Vale do Rio Pardo serão destinados R$2,35 milhões para serem divididos entre os 23 municípios. Conforme deliberação do Corede, os municípios com maior participação nos votos serão contemplados com recursos. “Apesar de ter reduzido o percentual necessário de participação para garantir o recurso para o município (5% dos eleitores), buscaremos incrementar a votação em Venâncio para garantir boa posição no rateio”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Daiana Nervo.
Publicidade
Em Venâncio Aires, cerca de 100 voluntários estarão envolvidos na votação desta quarta-feira, percorrendo pontos de maior concentração de população. Em cada uma das 52 urnas disponíveis haverá um cartaz de orientação sobre as demandas que beneficiam Venâncio Aires. A expectativa é de que a contagem dos votos no município esteja concluída até o final da tarde desta quinta-feira, 20.
Como participar da Consulta Popular
Dia da votação: 19 de agosto
Publicidade
Como votar: em urnas presenciais ou pelo site www.consultapopular.rs.gov.br
Horário: Das 7 às 18 horas, podendo ser ampliado até às 23 horas em algumas urnas. A votação pela internet estará disponível das 7 horas às 23h59.
Quem pode votar: Estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região.
Publicidade
Documentos necessários: título de eleitor e/ou carteira de identidade.
Para votar na Internet: será preciso informar o número do título de eleitor. Se o cidadão não tiver o número em mãos, poderá consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um link que estará disponível no próprio ambiente de votação.
Publicidade
This website uses cookies.