Categories: Regional

Quarta-feira é dia de votar na Consulta Popular

A votação de prioridades da Consulta Popular ocorre nesta quarta-feira, 19, quando eleitores de todo o Rio Grande do Sul poderão escolher as demandas mais importantes para o desenvolvimento da região. A votação poderá ser realizada em urnas presenciais, que percorrerão a cidade e o interior, ou pela internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br.

O processo é organizado pela Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Podem participar eleitores a partir de 16 anos de idade. Cada região escolhe uma demanda de saúde, uma de educação e duas para contemplar Desenvolvimento Rural e Econômico. As que forem escolhidas serão incluídas na Lei Orçamentária do Estado no próximo ano. O governo do Rio Grande do Sul está destinando R$ 60 milhões para obras da Consulta Popular em 2016.

Para a região do Vale do Rio Pardo serão destinados R$2,35 milhões para serem divididos entre os 23 municípios. Conforme deliberação do Corede, os municípios com maior participação nos votos serão contemplados com recursos. “Apesar de ter reduzido o percentual necessário de participação para garantir o recurso para o município (5% dos eleitores), buscaremos incrementar a votação em Venâncio para garantir boa posição no rateio”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Daiana Nervo.

Publicidade

Em Venâncio Aires, cerca de 100 voluntários estarão envolvidos na votação desta quarta-feira, percorrendo pontos de maior concentração de população. Em cada uma das 52 urnas disponíveis haverá um cartaz de orientação sobre as demandas que beneficiam Venâncio Aires. A expectativa é de que a contagem dos votos no município esteja concluída até o final da tarde desta quinta-feira, 20.

Como participar da Consulta Popular

Dia da votação: 19 de agosto

Publicidade

Como votar: em urnas presenciais ou pelo site www.consultapopular.rs.gov.br

Horário: Das 7 às 18 horas, podendo ser ampliado até às 23 horas em algumas urnas. A votação pela internet estará disponível das 7 horas às 23h59.

Quem pode votar: Estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região.

Publicidade

Documentos necessários: título de eleitor e/ou carteira de identidade.

Para votar na Internet: será preciso informar o número do título de eleitor. Se o cidadão não tiver o número em mãos, poderá consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um link que estará disponível no próprio ambiente de votação.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.