O número de pessoas que buscam por uma cirurgia plástica no Brasil cresce constantemente. É o que indicam os dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Comparando os dados de 2014 e 2016, o aumento foi de 23% para cirurgias de reparação e 8% nas de fins estéticos.
As que mais são procuradas pelos pacientes são as de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia e mamoplastia redutora.
Apesar dos números crescerem a cada ano, colocando o Brasil em 2º colocado no ranking dos países que mais realizam esse tipo de intervenção, é preciso pensar um pouco mais sobre a cirurgia plástica.
Publicidade
Quando é hora de fazer uma cirurgia plástica?
A cirurgia plástica é um procedimento médico e, assim como qualquer outro, envolve riscos, mesmo eles sendo baixos quando seguidos os procedimentos necessários. Por isso, a primeira coisa a pensar é se está disposta a se submeter a eles.
Depois disso, entenda se realmente você deseja fazer a cirurgia, se não se trata apenas de uma ideia que surgiu repentinamente e que depois irá passar. Esteja convicta de que as mudanças realizadas serão para sempre e que é exatamente isso que você deseja.
Publicidade
Avalie os benefícios
Analisar os benefícios que essa intervenção pode trazer é importantíssimo. Em alguns casos, a cirurgia acaba sendo uma solução para a baixa autoestima e até mesmo o bullying, melhorando a qualidade de vida da paciente. O acompanhamento psicológico com o auxílio de um profissional pode ser de grande valia na tomada de decisão.
A idade também deve ser levada em consideração. Em jovens menores de 16 anos, a cirurgia plástica estética não é recomendada porque o corpo ainda está passando por transformações. Porém, somente o médico poderá dizer se há exceções.
Publicidade
O pós-operatório também pode ser um pouco desconfortável e trazer complicações, por isso, é preciso conhecer todos os riscos e estar disposto a superar todos os obstáculos.
O que verificar antes de fazer a cirurgia?
A cirurgia só deve ser realizada quando há indicação do médico. A vontade da paciente nem sempre deve prevalecer. Existem casos em que os profissionais se recusam a atender a paciente por serem solicitadas intervenções consideradas absurdas e desnecessárias.
Publicidade
Porém, há uma série de verificações a serem feitas antes de decidir fazer a cirurgia plástica. Confira quais são elas.
Lembre-se de pensar muito bem antes de fazer qualquer cirurgia porque isso exige muitos cuidados.
Publicidade
This website uses cookies.