Categories: Centro-Serra

Quando a educação à distância promove a mudança

A educação superior à distância no Brasil cresce de maneira acelerada e, na próxima década, a tendência é de que o número de alunos matriculados nestes cursos supere o total de graduandos em aulas presenciais. Por isso, cresce a atenção em relação aos futuros egressos da modalidade. Não é a toa que existem muitas histórias de pessoas e famílias que tiveram o primeiro contato com a universidade graças ao mundo EaD e a era da informatização.

Foi buscando mostrar essas histórias que a equipe de jornalismo do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está produzindo a série documental “Da distância à Mudança”, contando relatos de quem estuda ou estudou em cursos à distância. Entre os entrevistados, estão alunos do Polo Regional de Educação à Distância de Sobradinho, que possui parceria com diversas instituições públicas para a oferta de cursos via Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Integrantes da equipe do NTE estiveram visitando o Polo de Sobradinho na última semana para dar andamento às gravações, iniciadas no ano passado. Conforme a jornalista Anaqueli Rubin, coordenadora do documentário, muitas pessoas que passam pelo ensino à distância da UFSM têm histórias inspiradoras. “São pessoas que fazem todo o esforço para seguir em frente e mudar de vida através da educação. Por isso, o núcleo resolveu reunir algumas dessas histórias”, salientou.

Publicidade

A primeira história disponibilizada pelo Núcleo com um aluno do Polo de Sobradinho é de Rodrigo Luís da Silva, arroio-tigrense que leciona na Escola Estadual Arroio do Tigre (Eeemat). O vídeo, produzido no ano passado, foi batizado de “O guri da roça: uma trajetória de lutas pela realização de um sonho”, narra como o aluno realizou o sonho de se tornar um professor, através da UFSM.    

Mais histórias
A coordenadora do Polo de Sobradinho, Scheila Secretti, elogiou a iniciativa da equipe do Núcleo e explicou que novas histórias devem ser publicadas em breve, contando a trajetória dos alunos Marlon da Silva, Geraci Adriana do Nascimento e Lianara Dal Molin Achario. O grupo volta a Sobradinho na metade de setembro para novas gravações.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.