A agricultora de Passo do Sobrado Vanessa Ferreira esteve entre os 12 alunos que participaram, na semana passada, do curso de Processamento de Carnes realizado no Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp). Vanessa é proprietária da Agroindústria Embutidos Ferreira, da localidade de Campo do Sobrado. A ideia do empreendimento surgiu em 2019 e a família contou com a assistência técnica da Emater/RS-Ascar no processo de legalização do empreendimento, que ocorreu em junho de 2021. Desde então, a família Ferreira investe na elaboração de novos produtos, como linguiças (defumada e frescal), bacon, copas, calabresa e salames.
Para qualificar ainda mais os produtos, Vanessa decidiu participar do curso em Nova Petrópolis. Essa qualificação é ministrada por extensionistas rurais da Emater e inclui o material didático, alimentação e hospedagem aos participantes. Entre os conteúdos trabalhados constam boas práticas de fabricação, métodos de conservação de alimentos, boas práticas agropecuárias, práticas de higienização da sala e equipamento, de inspeção de carcaça e de cortes de carne e desossa, preparo das peças para defumação e preparo dos envoltórios.
LEIA TAMBÉM: Emater abre as inscrições para dia de campo sobre fruticultura
Publicidade
O curso foi 90% custeado pela Sicredi, através da parceria entre a instituição financeira e a Emater. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente disponibilizou o transporte até o local. “Foi muito importante e gratificante participar deste curso”, avalia Vanessa. “Uma oportunidade muito grande que a Emater nos disponibilizou para o aprendizado sobre diversos produtos, como os defumados, dessecados, frescais, morcela, patê e codeguim”, comenta.
A extensionista rural Ana Claudia Miotto, da Emater/RS-Ascar, ressalta que a qualificação no processamento de carnes é uma importante ferramenta não só para aprimorar o que já é produzido, mas também elaborar novos produtos, oferecendo cada vez mais variedade e qualidade ao consumidor. “Além disso, durante os cursos, os alunos interagem com pessoas de todo o Estado. É uma oportunidade de conhecer outras experiências e trocar ideias sobre seus empreendimentos.”
LEIA TAMBÉM: Dia de Campo aborda o carrapato na pecuária
Publicidade
Vanessa também destaca a interação com os demais participantes. “Para mim, jovem agricultora, é um incentivo muito grande. Precisamos que outras pessoas conheçam essas técnicas para que, quando tiverem a oportunidade de ter uma agroindústria, tenham essa base, aprendam como se faz um produto, o que precisa, os custos.” Este foi o curso de número 208 realizado pelo Cetanp nessa área. Ao todo, já foram capacitadas 2.344 pessoas. A qualificação terá novas turmas em outubro e dezembro.
A agricultora também levou uma novidade para compartilhar no curso: o salame de búfalo. “Como buscamos sempre inovar, trouxe esse salame, para o qual ainda não existe nenhuma norma técnica. Desejamos fazer esse produto, comercializar e também divulgar o nosso município”, afirmou.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.