Regional

Qualifica Turismo vai prestar consultoria para empreendimentos turísticos de 14 municípios

Com o objetivo de aprimorar o turismo na região e tornar os municípios mais competitivos no cenário estadual, foi lançado, nesta sexta-feira, 24, o Projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo. A assinatura da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Vale do Rio Pardo RS, Sicredi Centro Serra RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), ocorreu durante o 14º Seminário Regional de Turismo Rural, realizado na 21ª Expoagro Afubra.

LEIA TAMBÉM: Projeto de consultoria na área do turismo avança no Vale do Rio Pardo

Lideranças participaram da assinatura do Qualifica Turismo | Foto: Junio Nunes

Prestigiaram a ocasião o secretário estadual de Turismo, Vilson Covatti; o presidente da Aturvarp, Djalmar Marquardt; o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry; o presidente da Sicredi Centro Serra RS, Egídio Morsch; a gerente do Sebrae RS dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Portantiolo Klein; a supervisora do Senar RS, Tiele Fernandes; e a palestrante convidada, Andreia Maria Roque.

Publicidade

O Qualifica Turismo vai prestar consultoria para 40 empreendimentos turísticos de 14 municípios da região. A qualificação dos projetos, envolvendo empresas de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e agências de turismo, vai ocorrer de abril de 2023 a março de 2024, com a realização de visitas técnicas e consultoria de acordo com as necessidades de cada empresa.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado libera recurso da Consulta Popular para qualificar o turismo regional

De acordo com a gerente do Sebrae RS dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Portantiolo Klein, a consultoria contará com duas etapas: coletiva e individual. Na coletiva, as empresas vão fazer visita técnica a outros destinos estaduais e aprenderão sobre posicionamento digital, ensaios fotográficos para o turismo e oficinas de finanças.

Publicidade

Já nas individuais, que terão 35 horas, a empresa pode escolher entre consultoria de negócios, consultoria de identidade visual de marca, consultoria de aperfeiçoamento do produto turístico ou consultoria de marketing. “O Qualifica é um importante reforço para o turismo da nossa região e para empreendimentos, que poderão melhorar sua performance em diversas áreas do negócio”, enfatizou o presidente da Aturvarp, Djalmar Marquardt.

LEIA TAMBÉM: Região passa a contar com circuito de cicloturismo; confira

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, destaca que o Qualifica Turismo tem como objetivo principal o incentivo à diversificação da economia e valorização do patrimônio dos municípios. “Nós acreditamos no potencial turístico que a região tem e no crescimento econômico que o investimento nesta área pode trazer. A Sicredi também tem atuado fortemente neste segmento por entender a sua importância e relevância para o desenvolvimento regional”, salientou.

Publicidade

Seminário Regional de Turismo Rural

O lançamento do Projeto Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo foi realizado durante o 14º Seminário Regional de Turismo Rural, promovido pela Aturvarp na 21ª Expoagro Afubra. Além da apresentação do projeto, o evento também contou com a palestra “Território Rural Inteligente: Turismo Rural Estratégico Moderno e Responsável”, ministrada pela consultora internacional de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável, Andreia Maria Roque.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.