Após a última semana ter sido marcada pela quantidade de fumaça e má qualidade do ar em praticamente todo o Rio Grande do Sul, devido às queimadas ocorridas em grande parte do Brasil, nesta segunda-feira, 16, Santa Cruz do Sul volta a apresentar uma qualidade do ar boa. Segundo o site IQAir, que avalia as condições em uma escala de zero a 500, o índice apresentado no Vale do Rio Pardo é de 44. Na última semana, o número chegou a ficar próximo aos 200 em diversos pontos do estado.
O índice apresentado nesta segunda-feira é classificado como bom, sendo adequado para a realização de atividades ao ar livre e recomendado para manter janelas abertas.
LEIA TAMBÉM: Semana será marcada por calor e chuva na região; confira
Publicidade
O IQAir também monitora a incidência do chamado PM2,5, um poluente formado por partículas com menos de 2,5 micrômetros de diâmetros, associadas a problemas cardíacos e pulmonares. Em Santa Cruz do Sul, a concentração chega a 8 microgramas por metro cúbico, o que está 1,6 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo assim, o número segue abaixo do registrado até o fim de semana.
Em outros lugares do Brasil, a qualidade do ar segue em níveis preocupantes. Em Porto Velho, capital da Rondônia, o índice chega a 322. Próximo a Guajará-Mirim, também na Rondônia, na fronteira com a Bolívia, o número chega a preocupantes 480.
Qualidade do ar deve piorar nos próximos dias
Apesar do índice bom nesta segunda-feira, o site IQAir mostra que a qualidade do ar deve piorar em Santa Cruz do Sul ao longo da semana. Nesta terça, o número já deve subir para 55, ficando na faixa moderada. A partir de sexta-feira, o índice volta a ficar acima de 100, o que representa uma qualidade do ar insalubre para pessoas mais sensíveis. No domingo, o número pode chegar a 126.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade