O índice de qualidade do ar em Santa Cruz do Sul na manhã desta segunda-feira, 23, atingiu um nível considerado insalubre, de acordo com o site IQAir. A plataforma avalia as condições da atmosfera em uma escala de zero a 500, com a cidade do Vale do Rio Pardo apresentando um valor de 157. O número representa uma piora significativa do índice, que chegou a estar em 44 na segunda-feira da semana passada.
A má qualidade do ar nos últimos dias tem sido provocada pelas queimadas ocorridas em grande parte do Brasil, resultando também em concentrações de fumaça em diversos lugares, incluindo quase a totalidade do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Calor e chuva: veja a previsão do tempo para esta semana
Publicidade
A recomendação é de que toda a população utilize máscaras quando estiver ao ar livre. Atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas. Além disso, o ideal é que as janelas sejam mantidas fechadas, para evitar que o ar poluído entre nos ambientes. O uso de purificadores de ar também é indicado.
O aumento do índice se deve à incidência do chamado PM2,5, um poluente formado por partículas com menos de 2,5 micrômetros de diâmetro, associadas a problemas cardíacos e pulmonares. Em Santa Cruz do Sul, a concentração chega a 63,5 microgramas por metro cúbico, o que está 12,7 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras regiões do Estado também apresentam situação crítica.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: domingo de sol garante o Desfile Farroupilha em Santa Cruz
Publicidade
Previsão para os próximos dias
Nos próximos dias, o índice de qualidade do ar deve melhorar gradativamente em Santa Cruz do Sul. Até quarta-feira, a atmosfera seguirá sendo considerada insalubre, mas apenas para grupos sensíveis. Com a previsão da chegada de chuva na quinta-feira, 26, a qualidade do ar deve melhorar, chegando a um índice considerado bom na sexta-feira, 27.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade