Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tribuna

Márcio Souza: Qual será o rumo do PDT?

O PDT oficializou, nesta semana, a saída da base aliada do governo Helena Hermany. Na teoria é uma perda gigante, pois os trabalhistas contam com o maior número de filiados no município. Na prática, esse peso todo já não tem a mesma representatividade de outrora. Exemplo disso é a quantidade de vagas na Câmara. O PDT tem apenas uma, ocupada por Bruno Faller.

Além dessa questão, mesmo com o histórico do partido, que teve em suas trincheiras, quase literalmente, nomes como Leonel Brizola, Aldo Pinto e Alceu Collares, hoje luta para manter-se ativo, sempre com a sombra da cláusula de barreira – o dispositivo que endureceu a relação com legendas com menos eleitos.

LEIA TAMBÉM: Márcio Souza: o que faz o Brasil andar como caranguejo?

Publicidade

Chegou a cogitar união com o PSB, que pode ser prejudicada pela briga dos irmãos cearenses Ciro e Cid Gomes. Diante de tudo isso, não leva consigo muito tempo de publicidade eleitoral, nem recursos do fundão. De qualquer forma, todo apoio é importante em eleição municipal. E, de bastidor, comenta-se que os trabalhistas devem rumar para o bloco PL/MDB.

Tucanos alvoroçados no ninho

Com o anúncio da saída do PDT do governo, integrantes do PSDB resolveram reforçar a insatisfação com a falta de representatividade na administração. Entendem que os nomes tucanos são escolhas da prefeita e não do partido. Quem tem segurado o PSDB junto do grupo do Palacinho é o presidente Luís Spinelli.

Nominata completa e feminina

O Progressistas está com sua nominata completa para disputar a Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Mais do que isso. O partido, que tem uma mulher como sua líder máxima local, conta com oito pré-candidatas. Os dirigentes estão confiantes nas votações que elas podem apresentar. Na última eleição, o PP conseguiu três cadeiras, mas todos homens.

Publicidade

PSTU avalia eleições de 2024

O PSTU local terá debate para definir seu rumo nas eleições municipais. Na próxima semana, confirmará se vai colocar nomes para disputar em outubro. O diretor Afonso Schwengber frisa que nada é decidido em gabinete. A maioria é quem definirá.

Ministro na região

O ministro da Recuperação do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, estará na região neste domingo. Às 10 horas visita a Prefeitura de Candelária; às 14 horas a de Sinimbu; e às 16 horas o Distrito Mariante, em Venâncio Aires. Frederico de Barros e o pré-candidato do PT, João Pedro Schmidt, acompanharão em Sinimbu e Venâncio.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.