Por ser parte da identidade e apresentação pessoal, a queda de cabelos pode impactar diretamente na aparência e na autoestima de homens e mulheres. Os motivos podem ser variados e multifatoriais, por isso sempre requerem uma ampla investigação dermatoscópica, assim como exames laboratoriais orientados por um profissional. A dermatologista Alessandra Juliano, do Grupo Aepit, elenca os diagnósticos mais frequentes no consultório quando o assunto é a perda dos fios.
1ª Alopécia androgenética
É a principal causa da queda de cabelos, trata-se da perda parcial ou total dos cabelos. É uma condição preestabelecida geneticamente. A alopecia androgenetica é mais comum entre os homens – estima-se que 80% deles com idade acima dos 80 anos tenham o problema. No público masculino, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo. A condição também pode afetar as mulheres, principalmente a partir dos 50 anos, em que a perda dos fios é mais difusa.
Publicidade
2ª Efluvio telogeno
De acordo com a dermatologista, esta é a segunda causa mais comum da queda de cabelo. O fio passa por três fases durante o ciclo de vida, chamadas de anágena, catágena e telógena. “Essa doença acontece quando o ciclo de vida do cabelo se torna mais curto. Um cabelo que era para durar de quatro a sete anos passa a durar somente alguns meses”, explica Alessandra.
Essa condição costuma surgir quando o organismo passa por um choque muito grande, por exemplo, alterações hormonais, doenças severas ou traumas físicos ou psicológicos.
Publicidade
3º Alopecia areata
É a terceira queixa mais frequente nos consultórios da dermatologista. “Essa doenca tem como causa de um disturbio da imunidade onde as células da defesa dos pacientes começam a reconhecer a raiz do cabelo como estranha”, descreve.
Deste modo as célular atacam a raiz e causam a queda. “Essa doença pode ser devastadora e a pessoa pode perder todos os fios de cabelo do corpo como barba – cilios sobrancelhas em poucos dias”, reforça. É importante a avaliação médico para a indicação do tratamento correto.
Publicidade