Categories: Cultura e Lazer

Quadrinista e cartunista Laerte é homenageada da CCXP Worlds 21

O primeiro dia da CCXP Worlds 21 começou neste sábado, 4, com uma homenagem à cartunista Laerte, a homenageada deste ano do festival, que acontece em formato totalmente virtual. Diretamente de sua casa, Laerte conversou com os apresentadores e falou sobre carreira, processo criativo e momento político do País. “Fiquei muito emocionada com essa homenagem, ainda mais considerando todos os que me antecederam”, declarou a artista. Nos sete anos de CCXP, já foram homenageados Neil Gaiman, Renato Aragão, Frank Miller, Mauricio de Sousa e Fernanda Montenegro.

A cartunista, que já trabalhou também como roteirista em programas como Sai de Baixo e TV Colosso, disse que não acreditava que desenhar poderia se tornar sua profissão. “Mais jovem, eu pensava em fazer cinema, teatro, música. Demorei a entender o (ato de) desenhar e criar histórias como um meio de vida.” Ainda sobre vida pessoal, a artista foi questionada sobre o que diria para uma jovem Laerte, se pudesse encontrar com ela. “Essa hipótese é fantástica demais, não sei o que diria, talvez para não ser tão travada, que não tem problema nenhum curtir homens”, respondeu.

LEIA MAIS: Saiba como foi o primeiro dia da Comic Con Experience

Publicidade

Sobre seu processo criativo, ela contou que faz tudo de maneira instintiva. “Leio, vejo filmes, converso com pessoas, vejo jornal e isso funciona como uma chuva de elementos para pensar, como comida para o cérebro”, conta. “Como faço isso há 50 anos, sei mais ou menos como produzir uma história, só não sei muito bem o que vai sair dali quando começo uma.”

A artista também comentou como a evolução tecnológica influenciou no seu trabalho e no de vários outros artistas, principalmente quando o assunto é alcance. “A existência de meios digitais é uma mudança importantíssima na velocidade do trabalho, no alcance, na possibilidade de publicação”, conta. Para ela, isso ajuda no surgimento de muitos jovens artistas que não precisam mais imprimir portfólios e correr atrás de diretores de arte, mostrando seus trabalhos. “Dá para organizar seu trabalho de forma digital e alcançar muito mais gente”, diz

Questionada sobre como vê seu papel de artista no mundo atual, Laerte chamou todos para participar da transformação do mundo e da sociedade, de maneira geral. “As pessoas têm papéis a desempenhar conforme a consciência que têm da realidade, se enxergam possibilidade de mudança, vão fazer na área em que estiverem.” Por conta da pandemia, a CCXP Worlds 21 acontece virtualmente, mas a artista finalizou com esperança: “Gostaria de estar aí ao vivo, mas acho que tempos melhores virão”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira os principais anúncios do segundo dia da Comic Con Experience

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.