Quadradinhos do bem: campanha produz cobertas para os necessitados

Para amenizar o frio intenso e diante da necessidade de itens como roupas e cobertas, a loja Barbian Aviamentos, em parceria com o Grupo do Bem, ambos de Santa Cruz do Sul, realizou pela primeira vez a campanha Quadradinhos do Bem, entre abril e maio. Como resultado, foram arrecadados aproximadamente 2 mil quadradinhos de tricô e crochê que resultaram na confecção de 23 colchas para aquecer famílias em situação de vulnerabilidade. E serão montadas mais cobertas para distribuição, já que ainda há quadradinhos prontos, aguardando para serem utilizados.

Segundo a coordenadora do Grupo do Bem, Luciana Tremea, a campanha foi lançada pela Barbian e o grupo entrou como parceiro para ser receptor e distribuidor. Ela comenta que a ação surgiu em um bom momento, já que a maior necessidade da população carente é justamente a de mantas, cobertores e edredons. “As gurias da loja nos avisam e a gente passa aqui para recolher e entregar, porque os pedidos de cobertores estão enormes. No final de semana, realizamos feiras de entrega nos bairros e muita gente pediu cobertas.”

LEIA TAMBÉM: Caixas de leite ajudam a espantar o frio em Sobradinho

Publicidade

Além disso, Luciana lembra que a campanha foi bem recebida pela população, que aderiu à ideia. “Vieram quadradinhos de diversos lugares, inclusive do estado do Tocantins, de onde enviaram um pacote”, diz. A sócia proprietária da Barbian, Cláudia Barbian, conta que os clientes doaram quadradinhos de 18 centímetros quadrados. “A gente se encarregou de fazer a junção e a loja doa a lã para fazer essa união dos quadradinhos”, destaca. Na loja é realizado um curso de crochê, que está parado durante a pandemia. Assim, a professora do curso, Scharlote Blank, ensinou as voluntárias a executarem o trabalho de montagem das colchas.

LEIA TAMBÉM: Governo prorroga auxílio emergencial por mais três meses

Para o ano que vem, a ideia é realizar novamente a campanha, mas com o objetivo de fazer com que seja ainda maior. “Muita gente se interessou em comprar as colchas. Então, a ideia é colocar o desafio de dobrar a meta deste ano e fazer um leilão das duas melhores colchas, escolhidas por votação. Com o dinheiro poderemos adquirir cadeiras de roda, bengalas, muletas. É uma coisa que vamos estudar para ver a possibilidade de colocar em prática”, menciona a coordenadora do grupo.

Publicidade

Mais ações de inverno

O Grupo do Bem se envolve em diversas ações sociais, principalmente durante o inverno, quando tantas pessoas necessitam de ajuda para passar pela estação. “Servimos cachorro-quente, sopa, entregamos rancho, muita roupa, fraldas. Nesta segunda pela manhã, fizemos uma ação no Hospital Santa Cruz, onde entregamos kits para crianças. A gente não para nunca. Chegou muito brinquedo, material escolar, mas os maiores pedidos no momento são de alimentos e cobertores”, salienta Luciana.

LEIA TAMBÉM: Frio aquece o comércio de lenha na região

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.