Categories: Regional

Punição para uso indevido de água é suspensa em Santa Cruz

Durante 30 dias os santa-cruzenses foram orientados a fazer o uso racional de água. Por meio de decreto, a Prefeitura estabeleceu uma série de regras para evitar o desperdício. Entre as determinações estavam vedadas as lavagens de carros, fachadas ou quintais, irrigação de jardins, encher piscinas e outros atos que usassem muita água.

No período, conforme o chefe da Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) em Santa Cruz, Guilherme Lopes, foram verificadas 47 irregularidades. “Desses 47, 15 foram comerciais, sendo 11 postos de lavagem e quatro empresas que faziam a lavagem de fachadas de prédios. Então, a grande maioria eram de pessoas que estavam fazendo coisas descritas no decreto, como irrigação de áreas, gramados, jardins, lavagem de calçadas ou quintais. A grande maioria [das verificações] também foi na Zona Sul”, destacou, em entrevista à Rádio Gazeta.

LEIA TAMBÉM
Multa para quem desperdiçar água em Santa Cruz pode chegar a R$ 3 mil
Corsan pede que população faça uso consciente da água em Santa Cruz

Publicidade

O decreto encerrou no dia 23 de abril e não foi prorrogado por causa da precipitação dos últimos dias. Nenhuma multa foi aplicada durante o vigor da determinação. No entanto, Lopes destacou que a fiscalização segue para que as pessoas façam o uso consciente de água, mas sem punições.

“Não foi prorrogado o decreto, mas a gente continua fazendo vistorias, orientando o pessoal, fazendo uma campanha mais educativa. O decreto não está valendo, mas a prevenção sempre é bem-vinda.” O trabalho de conscientização vai ser mais intenso, conforme Lopes, nos postos de combustíveis que realizam lavagens. A proposta é que os estabelecimentos criem sistemas de captação e reutilização de água.

LEIA MAIS
Lago Dourado já está com 40% do volume normal
Chuva supera média do mês e faz Lago Dourado subir 13 centímetros

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.