Como era aguardado pela organização, o primeiro dia do Gauten Summit foi muito prestigiado. Na tarde ensolarada dessa quinta-feira, 24, um grande público aproveitou para conferir as atrações e os espaços ocupados pelas empresas no Gauten – Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul. Um momento bastante esperado foi o bate-papo entre Simone Stülp, Cássia Hoelzel e Liane Kipper, com a temática Inovação na Prática.
A professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e doutora em Engenharia da Produção, Liane Kipper, mediou a conversa e afirmou que a inovação depende da relação de diversos atores, especialmente o público e o privado. “Não devemos pensar em criação e inovação na sociedade, precisamos fazer junto dela. É necessário envolver todos os agentes”, disse.
LEIA TAMBÉM: Gauten Summit continua na sexta com novas palestras e oportunidades; confira a programação
Publicidade
Representando o governador Eduardo Leite, a secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, ressaltou que o momento é muito favorável para a discussão sobre o tema. Ela disse também que a instalação da prática da inovação depende da presença da economia, empresas, sociedade civil organizada e poder público. “Cada um de nós possui um papel importante de que não podemos abrir mão.”
Simone citou duas atividades ligadas à secretaria que podem alcançar bons resultados. Segundo ela, o Programa Inova RS trabalha na dinâmica de um ecossistema estadual de inovação que conecta diferentes atores. “Santa Cruz do Sul tem sido exemplo de participação na articulação das suas instituições de ciência e tecnologia, universidades e empresas”, apontou. Já o Startup Lab possui outro foco, vinculado aos novos empreendimentos inovadores.
LEIA TAMBÉM: Aulas de robótica oportunizam desenvolver a tecnologia nas escolas
Publicidade
O momento também foi de exposição de exemplos que deram certo. A secretária destacou que o governo do Estado está trabalhando em políticas públicas capazes de incentivar o surgimento de empreendimentos. “Novos negócios que vão nos levar para o futuro. Porque, do contrário, não teremos futuro”, enfatizou a secretária.
Processo deve ser constante no meio empresarial
Quem também contribuiu com a conversa foi Cássia Hoelzel, a head de Inovação da Vóka, o Centro de Inovação da Mercur, uma das empresas mais tradicionais de Santa Cruz e que vem adotando práticas alinhadas às tendências. Ela recordou seu caminho profissional na empresa e falou sobre a importância da temática. “Muitas pessoas e empresas estão entrando nesse universo, e com isso temos mais desafios e oportunidades”, apontou. Segundo Cássia, o processo da inovação é trabalhoso mas recompensador. “É muito gratificante ver o resultado e entendermos por que estamos aqui.”
O projeto de inovação dentro da empresa é constante, explicou. “Temos tentado encontrar o nosso caminho, cuidando para não entrar em uma onda que pode não dar certo no futuro”, salientou. De acordo com Cássia, apesar de o processo ser complexo, é necessário acompanhar o mercado atual. “Precisamos cuidar do que já se tem, mas não podemos deixar de olhar para o futuro e o novo”, salientou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: assista ao programa Gaz no Gauten desta quinta-feira
Uma experiência enriquecedora para todos
Entre muitos olhares e ouvidos atentos às falas das painelistas estava Pâmela Seibert, que lidera um time de inovação na Corteva. Ela descobriu o Gauten Summit pelas redes sociais e não perdeu a oportunidade de participar, junto de outros colegas, para adquirir mais conhecimentos para sua carreira profissional. “Estamos gostando muito do evento, principalmente da parte voltada à agricultura. As falas foram muito interessantes e puderam clarear um pouco do cenário atual”, elogiou.
Para Pâmela, a conversa conjunta entre governo estadual e empresa privada é fundamental no âmbito da inovação. “Ouvir falarem sobre suas versões dentro de cada ramo é muito enriquecedor, porque podemos entender as versões do público e do privado.” A participante também exaltou a iniciativa do município. “Muito feliz que Santa Cruz está valorizando e trazendo essa visão para a nossa cidade”, enfatizou Pâmela.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade