Abriu nesta quinta-feira, 10, mais uma edição do Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, em Ibarama. E o bom público do primeiro dia agradou os organizadores, tanto no Salão Paroquial Católico quanto no Ginásio de Esportes João Lazzari. Segundo o extensionista do escritório local da Emater/RS-Ascar, Giovani Viello, as expectativas foram superadas.
A 27ª edição do Seminário de Alternativas à Cultura do Fumo, realizado pela manhã, movimentou o Salão Paroquial, recebendo visitantes de diversos municípios gaúchos. “Tivemos representantes de cinco diocéses diferentes”, ressaltou Vilello. Já no Ginásio, diferentes eventos contavam com atrativos para receber o público, como o 16º Dia da Troca de Sementes Crioulas.
Presidente da Associação das Sementes Crioulas de Ibarama, Jaci Ferreira Prestes destacou que a maioria dos associados montaram estandes no ginásio para expor seus produtos e comemorou o bom número de visitantes no primeiro dia de evento. Natural de Linha Cascata, ele levou suas sementes de feijão e de milho, além de outros produtos para comercialização.
Publicidade
Família de Agudo participa pela primeira vez
Ao lado da exposição de Prestes, estava uma família “novata” no evento, mas que já participou de outras feiras. O casal Marta e Sérgio de Melo, de Agudo, levou produtos como morango, mel e geleia para expor. “Meu marido é amigo dos organizadores. Aí ele nos convidou para vir até Ibarama. Nós já participamos de uma feira em Santa Maria”, explica Marta.
Marta e Sérgio com o presidente da Associação da Sementes Crioulas
Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra
Publicidade
Moradores da localidade de Linha Teutônia, eles se disseram impressionados com algumas variedades de sementes que estão presentes no evento. “É sempre bom mudar de região. Nossas vendas estão boas”, comentou Marta. Ela diz que a família cultiva morango, possuindo duas estufas na propriedade. Também plantam fumo, mas estão, aos poucos, deixando de lado.
Vinho dos bons
No lonão da Feira da Economia Popular e Solidária, diferentes produtos chamam a atenção do público. Um deles é a exposição de Irani Bolfe, que levou os vinhos produzidos em sua propriedade, na localidade de Linha Um-A. “Temos diversos tipos de vinhos. Produzimos sabores como niágara, casca dura e bordô”, comenta. A produção, segundo ele, varia entre 80 e 100 mil litros por safra. “Neste ano tivemos uma boa safra, pois vai sobrar vinho”, comentou. Para o próximo ano, porém, há a preocupação devido ao clima, já que foram poucos dias de frio em 2017.
Publicidade
Vinhos produzidos na Vinícola Bolfe, do município de Ibarama
Foto: Mateus Souza/Gazeta da Serra
Abertura oficial é nesta sexta-feira
Dentro da programação do Saberes, Sabores e Sementes Crioulas, ocorre a abertura oficial nesta sexta-feira, 11, às 13h30, contando com a participação de autoridades de toda a região. Logo depois da abertura, ocorre uma reunião entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Serra no Centro de Eventos em Ibarama. Na oportunidade, o chefe-geral da Embrapa, Clenio Pillon falará sobre a instalação da estação experimental do órgão no Centro Serra.
Publicidade