Escalados para o “painel digital” da conferência da INMA (Associação Internacional de Mídia Jornalística), em São Paulo, os publicitários Guilherme Gomide, da Mirum, e Michel Lent, da Lent/AG, detalharam o impacto da transformação do setor de mídia nas agências de propaganda e no mercado publicitário em geral.
Ambos ressaltaram o predomínio crescente da publicidade em plataformas digitais como Facebook (que inclui Instagram e WhatsApp) e Google (que inclui YouTube e sistema Android, para aparelhos móveis), em contraste com os canais tradicionais, sobretudo televisão e, particularmente, a “Rede Globo”.
Gomide afirmou que é necessário que as agências, assim como próprios veículos de mídia, compreendam que “não há embate” com Facebook e Google, que é preciso “entender as sinergias” possíveis. Defendeu, por outro lado, que é preciso hoje identificar “a jornada do consumidor e dar o peso certo” para cada veículo ou plataforma que o leva a decidir por comprar, sem se limitar ao “último clique”, muitas vezes no Google.
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Lent afirmou que agora “na novela tem muitos varejistas”, nos intervalos comerciais, e grandes anunciantes já partiram para outros meios, não só digitais, mas TV paga. “Tudo entra agora na competição pelo tempo do consumidor.”
Essa fragmentação concorrencial chegou ao mercado publicitário, que “nunca viu tanta concorrência” por contas e também “anunciantes cada vez mais auto-suficientes”, para os quais “a contribuição das agências é cada vez mais como parceria”.
O EVENTO
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A conferência da INMA tem o tema “A nova transformação da indústria de notícias” e se encerra nesta terça-feira, 10. Entre os tópicos a serem abordados estão os novos formatos de cobrança e receitas de conteúdo. Participam, como palestrantes e debatedores, 24 executivos de empresas jornalísticas do Brasil e do exterior