O PT anunciou ontem o ex-governador gaúcho e ex-ministro Olívio Dutra como pré-candidato ao Senado no Rio Grande do Sul. Aos 81 anos e um dos fundadores da sigla no Estado, Olívio estava nos bastidores da esquerda nacional desde 2014, quando tentou a mesma vaga e foi derrotado pelo atual senador Lasier Martins (Podemos) – que foi oficializado no domingo, 24, como candidato à reeleição. Outro concorrente à vaga é o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que teve a candidatura formalizada pela sigla no sábado em convenção.
LEIA TAMBÉM: Morre Dona Judite, esposa do ex-governador Olívio Dutra
A federação PT/PCdoB/PV estava sem nome para o Senado desde que a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) desistiu de concorrer, embora estivesse bem posicionada nas pesquisas de intenção de voto. Em um primeiro, o grupo procurou o ex-governador Tarso Genro (PT), que declinou. Também houve tentativa de compor com o Psol e, com isso, indicou o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas como candidato da frente, mas não houve acordo e a sigla lançou Ruas para governador.
Publicidade
A corrida pela cadeira gaúcha aberta no Senado tem outros nomes fortes da política estadual, como o da ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD). Devem concorrer ainda ao cargo os vereadores Nádia Gerhard (PP) e Roberto Robaina (Psol). Outros nomes cotados são o ex-governador José Ivo Sartori (MDB) e o ex-vice-governador Vicente Bogo (PSB).
LEIA TAMBÉM: PT confirma Edegar Pretto como pré-candidato ao governo do Estado
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade