Independentemente do resultado da eleição presidencial, a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve continuar no Congresso. Projeção feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que os partidos dos dois candidatos devem eleger as maiores bancadas na Câmara dos Deputados.
Os dados indicam ainda que o número de partidos com representantes eleitos deve cair de 30 para 23. O perfil dos eleitos deve seguir como liberal em relação à economia e conservador nos assuntos sociais, e as bancadas ruralista, da segurança e evangélica devem sair fortalecidas das urnas.
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul não adere à ‘Lei Seca’ nas eleições; entenda
Publicidade
Patriota, PTB e PROS são os partidos com maior risco de não eleger deputados federais para a próxima legislatura. O prognóstico foi feito com base no resultado da última eleição, no financiamento da campanha, nas pesquisas eleitorais, nas projeções das próprias siglas e nas novas regras da legislação.
CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade