Psiquiatria Positiva

A Psiquiatria Positiva tem como principais objetivos a promoção do bem-estar, a diminuição dos níveis de stress, o envelhecimento psicossocial saudável, o crescimento pós-traumático e prevenção na doença mental grave.

Para a concretização desses objetivos, é decisivo avaliar e intervir nos fatores psicossociais positivos, que incluem resiliência, otimismo, desenvolvimento pessoal, autoeficácia, envolvimento social, sabedoria, espiritualidade e religiosidade, bem como os fatores ambientais positivos, como dinâmicas familiares, suporte social e outros determinantes no funcionamento do indivíduo.

A utilização de determinados recursos e estratégias psicoterápicas associadas à promoção dos fatores psicossociais positivos e ao bem-estar, como exercício físico, práticas meditativas, alimentação saudável e equilibrada, construção de redes sociais de suporte e promoção da compaixão e do otimismo são essenciais.

Publicidade

Os estudos sugerem que a prática de mindfulness promove o bem-estar e a qualidade de vida em diversas condições clínicas, tais como a ansiedade, depressão e dor crônica. Esta é uma prática utilizada que permite a gestão de estados emocionais negativos, promoção de estados emocionais positivos, cultiva a criatividade e altera a visão do eu, do mundo e do futuro.

Mindfulness é a consciência que emerge da capacidade de prestar atenção, com propósito, no momento presente, sem julgamento, à experiência que acontece momento a momento. Contrariamente à crença popular, na prática de mindfulness não se procura esvaziar a mente de pensamentos ou emoções, mas sim prestar atenção ao momento presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar com o futuro. As 7 atitudes para a prática de mindfulness são: não julgamento, paciência, humildade, não resistência, confiança, aceitação e desapego.

Infelizmente, muitos transtornos mentais incapacitam o indivíduo de forma emocional e cognitiva para desenvolver tais habilidades. Felizmente, os tratamentos medicamentosos estão evoluindo e buscando restaurar o funcionamento e sintomatologia das doenças, buscando reduzir os efeitos colaterais.

Publicidade

Estamos vivendo um momento terrível em nossa história. Crises de todos os lados, da economia à saúde, passando por ativação constante do medo, gerando incertezas e decisões apressadas e irracionais. Como sempre, as principais vitimas são os mais frágeis: crianças, idosos e vulneráveis sociais. Depressão, ansiedade e suicídio escalando, como era já alertado.

A mensagem que gostaria de deixar neste final de ano é de Esperança. Não desista! Por mais escura e fria que seja a Noite, o amanhã pode trazer a luz e o calor do Sol. Se estás doente, procure ajuda. Se estás com medo, pegue na mão de alguém. Se não tem alguém, busque a fé e verás que nunca estás sozinho. E se estás bem, saudável e acompanhado, ajude quem precisa. Caridade promove saúde mental. Feliz Natal e um Próspero 2022.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE VINÍCIUS ALVES MORAES

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.