Regional

Próximos três dias vão evidenciar o tradicionalismo em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul sediará neste fim de semana a 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o maior evento de arte amadora da América Latina. Entre esta sexta-feira, 24, e domingo, 26, o Parque da Oktoberfest receberá milhares de visitantes e contará com nove palcos que abrigarão apresentações de mais de 20 modalidades, como dança, chula, intérprete vocal, trovas e instrumentais, entre outras. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estima que mais de 4 mil competidores participarão neste ano. Entre eles estão integrantes de 82 grupos de danças, cada um representando uma entidade tradicionalista.

A programação começará às 18h30 desta sexta, com a chegada da imagem de Nossa Senhora Medianeira. Às 19 horas, ocorrerá a abertura oficial e a apresentação artística do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, campeão do Enart 2022. As duas atividades serão no Ginásio Poliesportivo, palco das danças tradicionais da Força A. Na sequência, acontecerão as primeiras competições, cujos vencedores serão conhecidos no domingo.

LEIA TAMBÉM: Desfile temático do Enart será na manhã deste sábado

Publicidade

A edição deste ano traz novamente o ingresso solidário que, por meio da doação de um brinquedo novo, garante acesso ao parque pela metade do valor. Todos os brinquedos arrecadados durante o Enart serão destinados aos projetos sociais do Município, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, mais de 4 mil itens foram arrecadados e distribuídos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site mtg.eleventickets.com ou na hora, diretamente no parque.

A organização do Enart também irá disponibilizar durante o fim de semana uma ampla praça de alimentação, com bufê, lanches variados e alaminuta, além de sorvete, açaí, milkshake e crepe. O horário de funcionamento, conforme a organização, é uma decisão de cada expositor. Já a Feira Farroupilha vai funcionar das 8 às 22 horas e contará com 450 metros quadrados, oferecendo um mix de produtos gaúchos para churrasco, chimarrão, pilchas, confecções, calçados, botas, alpargatas, camisetas, brinquedos, facas e muito mais.

LEIA TAMBÉM: Enart 2023: CTG Querência do Imbé vai levar reflexão sobre as adversidades da vida

Publicidade

Acampamentos se destacam

Conforme o coordenador de Acampamentos do Enart, Paulo Mans, a expectativa para este ano é muito boa. “Desde o dia 18, quando comecei a marcar os acampamentos, a procura foi grande, com muita gente entrando em contato”, conta.

A previsão é de que aproximadamente 5 mil pessoas fiquem acampadas no parque de sábado, 26, para domingo. Para o maior dos acampamentos, são esperadas 350 pessoas. “Estamos fazendo um belo trabalho para bem receber esse pessoal de todo nosso Rio Grande e as comitivas confirmadas de Santa Catarina e Paraná”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Enart inicia nesta sexta-feira em Santa Cruz; confira a programação completa

Publicidade

Um dos mais estruturados é o de Zenilda Lacerda, que tem fogareiro, frigobar, barraca com colchão, barril de chope e mantimentos para alimentar dez pessoas durante todo o fim de semana. Aos 78 anos, a Tia Zeca, como é popularmente conhecida, orgulha-se ao contar que, de todos os Enarts realizados em Santa Cruz, ela não esteve presente em apenas um. “Comecei a participar quando ainda se chamava Fegart, em 1997, e depois disso vim sempre. Só faltei em 2005”, lembra. Questionada sobre o que não pode faltar no acampamento, ela não titubeia em dizer: o churrasco, o chimarrão e a bebida!

Acampamento da Tia Zeca está presente no Enart desde 1997 | Foto: Isadora Oliveira

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.