Depois de uma semana com temperaturas mais altas do que o normal para este período do ano, a chuva chegou por volta das 11 horas dessa sexta-feira, trazendo de volta o frio, mesmo que não tão intenso. De acordo com a medição realizada pela Estação da Gazeta, até as 19 horas de sexta choveu aproximadamente 49 milímetros em Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: Rio Grande do Sul terá chuva intensa até quarta-feira; veja a previsão
Apesar de a Defesa Civil do Estado ter emitido um alerta sobre ciclone extratropical, que se formou na Costa Gaúcha, não foram registrados problemas causados pela chuva na região até o fechamento desta edição. A temperatura máxima ficou na casa dos 19 graus e a mínima em 16 graus. Conforme a Defesa Civil, até a tarde de sexta-feira, a medição do Rio Pardinho estava em 95 centímetros, o que é considerado baixo, já que o nível comum é de aproximadamente 1,5 metro ou 2 metros.
Publicidade
Contudo, ainda é preciso atenção, pois as precipitações devem continuar neste sábado. A meteorologista Estael Sias, da MetSul, diz que é entre a madrugada e o começo da manhã deste sábado que se espera o momento mais crítico da instabilidade que afeta o Estado. “A projeção é de acumulados elevados de precipitação, que poderão oscilar entre 50 e 100 milímetros na região do Vale do Rio Pardo, e um pouco mais ao Sul por volta de 150 milímetros”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Fenômenos devem causar chuva intensa e tempestade no Vale do Rio Pardo
Ainda conforme Estael, os modelos meteorológicos em geral projetam que a faixa Central de Oeste a Leste do Rio Grande do Sul será a mais afetada em termos de quantidade de chuva. “Áreas que costumam ter problemas têm potencial maior de transtornos.” A temperatura neste sábado à noite deve ficar próxima dos 14 graus e o domingo, com sol e nuvens, terá temperatura variando de 13 a 20 graus.
Publicidade
A previsão para o início da semana é de retorno da precipitação, com possibilidade de temporais. “Primeiro tem uma frente quente na segunda-feira; depois, de terça a quinta-feira, uma frente fria associada a um ciclone que potencializa a chuva e pode trazer vento mais persistente”, alerta Estael.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade