Os alunos dos cursos de Engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) têm muito a comemorar. Depois de conquistar a décima colocação entre 74 equipes inscritas na Competição Baja SAE Brasil, a turma garantiu o primeiríssimo lugar na etapa regional. Foram 25 equipes, cada uma delas representando universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Agora, a turma planeja a nova participação na competição em nível nacional. A disputa ocorrerá em março de 2017, em São José dos Campos, São Paulo. Os três primeiros classificados na etapa poderão representar o Brasil no mundial, nos Estados Unidos.
Conforme o professor orientador do projeto de extensão da Unisc, Fernando Sansone de Carvalho, o carro elaborado por cerca de 20 alunos ao longo de sete meses apresentou um projeto de engenharia bem desenvolvido. “Nesses 14 anos de competição, apenas três gaúchos – incluindo a Unisc – levaram o prêmio. Isso dá uma noção do quão importante foi essa conquista. Até mesmo porque os jurados são profissionais que trabalham na indústria automobilística”, conta.
Entre os principais pontos avaliados na competição regional, que aconteceu em Passo Fundo entre 18 e 20 de novembro, estão suspensão, freio, power train (treino de força), eletroeletrônico e design. De acordo com Carvalho, o diferencial para a obtenção do resultado foi a gestão. “O Baja Unisc vem conquistando resultados cada vez melhores. Isso vem para coroar o trabalho desses meninos que passam seus fins de semana debruçados sobre o projeto”, complementa.
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Um dos alunos que representaram a Unisc na Baja SAE Brasil etapa Sul foi o acadêmico de Engenharia Mecânica Vinicius Barbon. Com 20 anos, o estudante teve a oportunidade não só de ajudar a construir o veículo, elaborando aspectos como tração, suspensão e design, como também exercitou o trabalho em equipe. “O Baja proporciona um ambiente onde colocamos na prática tudo aquilo que vemos na teoria. É um espaço em que erramos, insistimos e aprendemos juntos”, observou.
SAIBA MAIS
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Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão. Eles devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 metro de altura e até 113,4 quilos. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Na Unisc, para produzir o Baja é preciso se integrar ao projeto de extensão que reúne acadêmicos de praticamente todas as engenharias, como Mecânica, Civil, Produção, Computação e até Agrícola. Conforme o orientador do projeto de extensão, Fernando Sansone de Carvalho, todo semestre é feito um novo processo de seleção. “Reforço a importância de os alunos participarem desse tipo de atividade durante a graduação. Esse tipo de inserção, com certeza, os colocará muito à frente na hora de procurar uma vaga no mercado”, salienta.
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