Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

combate à dengue

Próxima etapa da aplicação de fumacê no Bairro Progresso será nesta quarta

Devido à grande quantidade de casos confirmados de dengue e de focos do Aedes aegypti no Bairro Progresso, a Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou, no fim da tarde desta terça-feira, 19, a primeira etapa de aplicação do inseticida que tem a finalidade de eliminar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A aplicação é realizada em três etapas, nos mesmos locais. Algumas ruas do bairro já foram contempladas, com equipamento costal motorizado. O equipamento veicular não pôde ser utilizado, devido a um problema técnico. O procedimento terá sequência no fim da tarde desta quarta-feira, 20.

As outras etapas serão realizadas no sábado, 23, e na quarta-feira, 27. Também na próxima semana, outro bairro receberá a aplicação, dependendo da evolução de novos casos de dengue.

Publicidade

LEIA MAIS: Número de casos confirmados de dengue aumenta 25% em cinco dias

Conhecido popularmente como “fumacê”, o controle vetorial químico na modalidade Ultra Baixo Volume (UBV) é utilizado apenas em casos emergenciais, quando há circulação viral de dengue, zika ou chikungunya em determinadas áreas. O uso do fumacê, ou seja, a aplicação do inseticida de maneira espacial, é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento à proliferação do inseto.

O inseticida mata somente mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. O procedimento tem como objetivo eliminar as fêmeas do Aedes aegypti. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências.

Publicidade

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Dumke, as ações efetivas é uma orientação da prefeita Helena Hermany. “Faremos muitas ações para evitar a proliferação do mosquito. E pedimos à população para que siga mantendo seus quintais limpos e continue em busca de possíveis criadouros de mosquitos”, finalizou.

Segundo dados da Vigilância Sanitária, até esta terça-feira, de 1.299 notificações, há 199 casos de dengue confirmados, 479 foram descartados e 612 aguardam resultado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.