Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATLETISMO

Próxima edição da Rústica e Meia Maratona de Santa Cruz já tem data marcada; veja

Foto: Albus Produtora

Mesmo com o tempo instável, competições não registraram problemas para os mais de 500 participantes das diversas categorias

A previsão do tempo era de um domingo chuvoso. Pensar em atividade física nessas condições não parece estar nos planos de muitas pessoas. Ao que tudo indica, essa é uma preocupação que não passou pela cabeça dos centenas de atletas de diferentes cidades gaúchas que estiveram em Santa Cruz do Sul ontem pela manhã. Eles participaram da 16ª Rústica Estadual e da 5ª Meia Maratona.

O início do dia foi marcado por intensa cerração, o que fez com que o aquecimento realizado pela educadora física Cassi Alves, da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, fosse ainda mais importante. Ela orientou exercícios para adaptar os músculos às diferentes categorias de participação dos atletas. Foram desde as mais leves, como as de 1,6 e 2,4 quilômetros para as crianças, até os 21 quilômetros para quem já está mais habituado à prática.

LEIA MAIS: FOTOS: saiba quem são os vencedores da Rústica e Meia Maratona

Publicidade

Não faltaram empolgação, nem suor. Haja fôlego, que foi reforçado, a cada trecho, por uma reposição hídrica disponibilizada pela equipe organizadora. Os atletas também tiveram a oportunidade de, após terminada a prova, fazer reposição com frutas e biscoitos, além de contar com o suporte técnico dos representantes do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Luiz Motta, CEO da Excelsior Alimentos, patrocinadora master com o Município de Santa Cruz do Sul, comemora o sucesso do evento como promoção para a comunidade e, em especial, para a equipe da empresa. “Tivemos a surpresa de termos três funcionários nossos que participaram e foram premiados. São pessoas que motivam outros dentro da companhia e que, na próxima, devem participar também”, frisou.

Motta reforçou a importância da atividade física para o bem-estar pessoal e profissional do cidadão. Entende que a participação da empresa de forma efetiva mostra para os funcionários que é fundamental cuidar da saúde. “Quando fazem isso, conseguem trabalhar melhor, ficam mais felizes. É o que vamos incentivar cada vez mais”, garantiu.

Publicidade

As amigas Rosali Lemos, Débora Rigon e Rejane Overbeck preparam-se para as provas

LEIA MAIS: 16ª Rústica Estadual e 5ª Meia Maratona: ruas de Santa Cruz são tomadas pelos atletas

Marcada a próxima edição

O gerente de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, antecipa a data para a 17ª Rústica Estadual e 6ª da Meia Maratona de Santa Cruz. Serão no dia 29 de setembro do próximo ano. Sobre as provas ocorridas nesse domingo, diz ter sido um evento sem percalços, apesar da chuva que caiu a partir das 9 horas. “Precisamos apenas adaptar o cerimonial de premiação, que foi sob a marquise do pórtico do Parque da Oktoberfest”, comentou.

Segundo Cruxen, foram fundamentais o suporte da equipe do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) e da empresa Cleber Pereira, na sinalização e hidratação, além do espaço do atleta, que permitiu hidratação, reposição com frutas, fisioterapia e banheiros. “Tivemos mais de 200 atletas das categorias menores e mais de 300 entre os adultos, superando os 500 participantes. Temos que agradecer a todos os patrocinadores, aos apoiadores e ao nosso staff da Gazeta, com colaboradores, familiares e amigos”, reforçou.

Publicidade

Alexandre Cruxen adianta que, no próximo ano, a disputa será no dia 29 de setembro

A preparação e os mais rápidos das provas

Enquanto muitos dos corredores ainda chegavam ao local de partida/chegada, em frente ao Parque da Oktoberfest, a aposentada Rejane Overbeck, de 63 anos, fazia um aquecimento com pequenas largadas, já na pista que iria disputar. Ela já tem a experiência de participação em duas provas e escolheu a meia maratona para fazer falar os treinos diários de corrida e musculação. “Tenho muita saúde e não tomo nenhuma medicação”, afirmou, orgulhosa.

LEIA TAMBÉM: Piloto paranaense vence a etapa de Santa Cruz da Fórmula Truck

De Vera Cruz, o engenheiro Evandro Sehnem, 30 anos, arriscou-se na primeira meia maratona. Encarou os 21 quilômetros por vias de Santa Cruz. “Deu certo nos 10 quilômetros, tem que dar nos 21 também”, dizia um pouco antes da prova. Junto à vontade, a certeza de que se trata de uma atividade que envolve, principalmente, a saúde.

Publicidade

Os primeiros a chegar nas diferentes categorias foram aqueles que têm maior prática nesse tipo de competição. Tales Mateus Rachor, de 19 anos, é um exemplo. Ele foi o vencedor geral dos 5 quilômetros. Teve recentemente uma lesão, mas resolveu encarar a disputa, da qual participa desde os 10 anos. Com mais uma medalha no peito, prepara-se para o estadual, que ocorrerá dentro de duas semanas, em Porto Alegre.

Os 10 quilômetros foram vencidos por Rodrigo Cesar Boufet, 45. Bicampeão, também vem de uma lesão que o afastou das pistas por meio ano. Em seu histórico, traz a participação em meias maratonas como a Poa Run e os 5 quilômetros do maior circuito da América Latina, o Track & Field.

LEIA MAIS: Rústica e Meia Maratona: confira a lista com o tempo de cada atleta

Publicidade

Com o surpreendente tempo de 1h12min36seg, Patrick Hermes encarou o trajeto mais longo. Fez os 21 quilômetros da meia maratona, destacando a dificuldade da prova em Santa Cruz, que possui aclives e declives, quando outras são em solo mais plano. Também participará do estadual e reforça a importância de que haja maior apoio para os profissionais do atletismo.

Ele, que atua como representante da Associação Medalha de Ouro (AMO) de Santa Cruz, vê que há espaço para patrocínios para esses profissionais e há retorno em exposição. Um exemplo é o fato de ter conseguido a sétima colocação no Brasileiro de 10 quilômetros e ser o melhor da Região Sul.

Assinatura do evento

As competições são realizadas pela Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, com promoção da Rádio Gazeta 107,9 FM, divulgação da Gazeta Grupo de Comunicações, patrocínio master do Município de Santa Cruz do Sul e Excelsior Alimentos, patrocínio da Unisc e do Radson e apoio da Unimed VTRP e da Germany Alimentos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.