Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RÚSTICA E MEIA MARATONA

Prova com DNA santa-cruzense chega a 15 anos

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

Na edição do ano passado, ainda em plena pandemia, atletas correram usando máscara

A 15ª Rústica Estadual e a 4ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul já têm data definida. Os eventos estão marcados para 25 de setembro, um domingo, em alusão aos 144 anos de emancipação do município. Os corredores já podem marcar na agenda e iniciar a preparação.

A largada e a chegada serão na frente do chafariz do Parque da Oktoberfest, na Rua Galvão Costa. A meia maratona terá um novo traçado. Os atletas serão orientados por um carro-madrinha e uma ambulância vai acompanhar o último atleta em cada prova.

A estrutura contará com banheiros químicos, dez pontos de hidratação para a meia maratona e dois para a rústica, distribuição de biscoitos e guarda-volumes.

Publicidade

Os valores serão diferenciados para quem estiver no Clube do Assinante Gazeta e para clientes Uniodonto. Atletas com 60 anos ou mais pagam meia. As inscrições que dão direito ao kit terminam em 25 de agosto ou quando se fechar 200 participantes em cada prova. Não haverá kit para os lotes a partir desses critérios. Inscrições fora do prazo não serão aceitas.

LEIA MAIS: Unimed e Unisc estão juntas da Rústica e Meia Maratona

A retirada do kit atleta, número de peito e chip ocorrerá no sábado, 24 de setembro, das 9 horas às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, no Radson Estação (Rua Ramiro Barcelos, 1.401). Não haverá entrega de kits no dia do evento.

Publicidade

Os valores das inscrições, lotes, regulamento, mapa dos trajetos, autorização para menores, termo de compromisso e inscrições estarão em eventosesportivos.gaz.com.br a partir da segunda quinzena de maio. O kit gold terá sacolinha, bandana, camiseta, número de peito, joaninhas, chip eletrônico para ser fixado no cadarço do tênis e medalha de participação. O único item que não estará no kit silver é a bandana.

A realização é da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz e Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9, patrocínio de Uniodonto, Radson, Unimed VTRP, Unisc e KTO e apoio da Germani Alimentos.

Reunião informal deu início ao evento

Leandro Siqueira, gerente-executivo de Rádios da Gazeta

A primeira edição da Rústica foi realizada no dia 4 de junho de 2006, em alusão ao aniversário da Rádio Gazeta, na época AM 1.180, fundada em 28 de maio de 1980. No geral, as vitórias ficaram com Claudir Rodrigues, tricampeão da Maratona de Porto Alegre, que completou os 10 quilômetros em 30min44; e Sabine Letícia Heitling, que seria medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no ano seguinte. A prova já contava com divisões em dez faixas etárias e categorias dos menores de idade. Uma curiosidade foi o fato de Claudir ter errado o percurso logo após a largada. Com o equívoco, correu 50 metros além do necessário.

Publicidade

De acordo com o gerente-executivo de Rádios da Gazeta, Leandro Siqueira, a ideia de realizar a Rústica surgiu na beira do gramado do Estádio Municipal, em reunião informal. Foi sugestão de Jorge Peçanha e Gilberto Mattheis, líderes do Clube de Corredores de Santa Cruz do Sul (Corsa). “O incentivo ao esporte e à saúde é pilar da Gazeta. Na época, dava para contar nos dedos o número de adeptos da corrida. O atletismo cresceu e se transformou no hobby de muita gente. É uma felicidade imensa participar desse processo.”

Na segunda edição, a prova foi disputada no dia 3 de junho de 2007, com a presença de 321 competidores. A vitória foi de Gustavo Caurio, de Caxias do Sul, com 30min35. No feminino, a vitória foi de Luciana da Luz, de Santo Ângelo. No dia anterior, ela havia disputado uma prova internacional de 8 quilômetros em Uruguaiana e viajou a noite toda para estar em Santa Cruz do Sul.

Em 2008, a terceira edição ocorreu no dia 15 de junho. Os 300 atletas espantaram o frio de 11 graus que marcava o termômetro da Rua Galvão Costa. Alisson dos Santos venceu no masculino, com o recorde de 30min12. No feminino, o título foi para a tetracampeã da Maratona de Porto Alegre, Rosa Jussara Barbosa, com 36min40.

Publicidade

Consolidação ocorreu ao longo dos anos

Em 2010, Alexandre Cruxen assumiu a gestão de eventos esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, depois de quatro edições da Rústica Estadual. Havia premiação em dinheiro para os cinco primeiros no geral. Era comum a participação de atletas de elite do Estado e até mesmo de fora.

Com a evolução dos grupos, assessorias e clubes de corrida de rua, o movimento cresceu e o evento passou a ter outra característica, com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida. Dessa maneira, a prova começou a contar com uma participação maciça de atletas iniciantes e amadores.

LEIA MAIS: Uniodonto e Radson serão patrocinadores da Rústica e Meia Maratona

Publicidade

O foco da organização foi direcionado a itens como qualidade de premiação, organização do staff, melhora na definição e balizamento dos trajetos, oferta de hidratação, frutas, biscoitos, guarda-volumes, kits para atletas e seguro pessoal. Com o apoio do Município, 7º BIB, Unisc, Germani Alimentos e outros patrocinadores e apoiadores em 15 anos de evento, novidades foram implantadas, como a corrida para menores (1,6 e 2,4 quilômetros), uma prova de 3 quilômetros para iniciantes e a inserção da primeira meia maratona (21 quilômetros) na região central do Estado, em 2018.

As evoluções continuaram no sistema que monitora a chegada dos atletas, desde o controle manual até a pulseira de código de barras e agora com chip eletrônico (de peito ou no cadarço do tênis), o que agiliza a classificação final dos competidores. “Para este ano, estamos propondo algumas alterações e surpresas que os atletas terão conhecimento ainda em maio, quando divulgaremos as informações, regulamento, valores de inscrições e lotes. Que sejam todos bem-vindos”, destaca Cruxen.

Premiações

Na categoria adulto, o geral masculino e feminino terá premiação em troféu do 1º ao 5º colocado nas provas de 3, 5, 10 e 21 quilômetros. Na premiação por faixas etárias no adulto, do 1º ao 3º lugar recebem medalhas nas provas de 3, 5, 10 e 21 quilômetros. O 4º e o 5º colocados da prova de 21 quilômetros também ganharão medalhas. Na categoria menores, serão entregues medalhas do 1º ao 5º colocado. Haverá medalha de participação para quem completar a prova. Não haverá premiação dupla. A organização fornecerá premiação extra com troféu para o maior grupo de corrida local, maior grupo de corrida visitante, atleta mais experiente masculino, atleta mais experiente feminino e troféu para o maior grupo de projeto social ou escola.

Horários

  • 7 horas: Categoria Adultos Meia Maratona
  • 8 horas: Categoria Adulto Rústica 5 e 10 km
  • 8h02: Categoria Adulto Rústica 3 km
  • 9 horas: Categoria Menores 1,6 km
  • 9h03: Categoria Menores 2,4 km

LEIA TAMBÉM: Estação Verão 2022 começou no dia 27 de fevereiro

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.