Categories: Regional

Protetor das Águas busca novos parceiros

Coordenação, parceiros, produtores e demais participantes do Programa Protetor das Águas, de Vera Cruz, reuniram-se na tarde de ontem, no salão da Comunidade Santa Teresa, para confraternização e assinatura de renovação dos contratos dos 62 proprietários de áreas rurais integrados no trabalho de recuperação e preservação da sub-bacia do Arroio Andréas. O pagamento da sexta parcela, relativa ao contrato assinado ontem com a Prefeitura de Vera Cruz para este ano, deverá ser depositado até 15 de dezembro, conforme o coordenador da Estação de Tratamento de Água (ETA), Gilson Becker.

Em desenvolvimento há seis anos, começando como projeto-piloto de iniciativa da Universal Leaf Tabacos e da Fundación Altadis (entidade pertencente à empresa britânica Imperial Tabacos), o Protetor das Águas passou a ser programa permanente do município no fim de 2015.  Conforme destacou o coordenador técnico e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Dionei Minuzzi Delevati, o projeto tornou-se política pública instituída pela Prefeitura.  Delevati ressaltou que a proposta começou com 26 produtores, que se tornaram protetores de nascentes e passaram a ser recompensados financeiramente por isso. Atualmente são 62. 

O diretor-presidente da Universal Leaf Tabacos e CEO para América do Sul, Cesar Augusto Bünecker, observou que participações como essa vêm ao encontro das finalidades da empresa, de estar inserida nas comunidades onde atua. Este ano de 2016 marcou a transição do projeto para programa de responsabilidade da Prefeitura. A Universal Leaf e a Fundación Altadis agora deixam de prover os recursos para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais integrados à ação, como vinham fazendo. A prefeita Rosane Petry diz que o município já concede a isenção da tarifa mínima de água a estes participantes e vai buscar novos parceiros para garantir a manutenção do PSA, que este ano, com os encargos sociais, totalizou quase  R$ 80 mil.

Publicidade

O coordenador da ETA anunciou ações a serem implementadas em 2017 na área de conservação de solo do programa, com recursos (R$ 654.076,50) repassados pela Agência Nacional de Águas (Ana). Entre elas estão a readequação de 20 quilômetros de estradas; técnicas de conservação, com implantação de plantio direto, em 50 hectares em um período de três anos; recuperação de taludes do Arroio Andréas e atividades de educação ambiental.

Motivos para comemorar

No evento de ontem, a prefeita Rosane Petry ressaltou os benefícios do Protetor das Águas e que há muito a comemorar hoje, como o aumento da qualidade de vida da comunidade e o auxílio financeiro aos produtores. A dimensão dos  resultados obtidos até agora foi dada por Delevati com dados do monitoramento da qualidade da água de 20 pontos da sub-bacia. As amostras coletadas de dezembro de 2011 a outubro de 2012 no monitoramento mostraram que apenas 20% da água pertencia à Classe 1, apropriada para consumo humano e animal. E as amostras de agosto de 2013 a julho de 2016 já apresentaram 51% da água na Classe 1. 

Publicidade

O prefeito eleito de Vera Cruz, Guido Hoff, esteve na confraternização e disse à Gazeta do Sul que o programa é prioridade em seu plano de governo, o que se justificaria pela manutenção e preservação da água que promove. “Daremos continuidade da melhor forma possível”, ressaltou. O programa conta com proteção de 82 nascentes (144,48 hectares de área protegida) em 67 propriedades de 62 produtores.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.