Categories: Regional

Prorrogação do Pronaf deve ser feita via celular

Pedidos de prorrogação dos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem ser feitos pelo aplicativo do Banco do Brasil. Por conta das restrições ao atendimento nas agências bancárias, a orientação é que produtores que tiveram perdas nas lavouras com a estiagem devem fazer a solicitação virtual.

O gerente da agência Afubra do Banco do Brasil, Henrique Munoz Neto, explicou que até o momento a instituição recebeu apenas três pedidos para acionar a prorrogação. “Inicialmente é necessário abrir a solicitação pelo aplicativo, que manda a análise para o banco. Este, por sua vez, aciona a Emater/RS-Ascar, que faz a perícia na lavoura, gerando o laudo à instituição financeira”, esclareceu.

LEIA MAIS: Fetag encaminha pedidos de apoio aos produtores rurais

Publicidade

Após o recebimento deste laudo é feita a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Este documento tem todas as culturas, produtos e receitas da propriedade. “Se houve comprovado prejuízo na operação desta propriedade, o banco estuda a prorrogação do crédito”, complementou Munhoz Neto.

O gerente disse que este tipo de operação deverá tornar-se comum via aplicativo e canais digitais do Banco do Brasil. “A grande maioria utiliza smartphones e aplicativos. Quem não tiver acesso e precisar de ajuda pode vir ao banco. Neste caso, iremos prestar este atendimento para gerar senha e acesso”, explicou. O aplicativo utilizado é o do Banco do Brasil, para o qual é necessário fazer o cadastro inicial. “A assistência técnica, oferecida por meio da Emater ou da empresa ou cooperativa a qual o cliente é vinculado, também pode ajudar.”

Da carteira agrícola da agência Afubra, por enquanto apenas três produtores pediram a prorrogação. “Isso mostra que a estiagem também atingiu as propriedades maiores. As perdas foram mais significativas nas grandes lavouras”, avaliou o gerente. As contratações de operações do Pronaf via Banco do Brasil ainda estão abertas. O ano-safra, iniciado em 30 de junho do ano passado, segue até 31 de julho. Ainda existem recursos disponíveis para o custeio nesta edição do programa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Previsão é de chuva abaixo da média ao longo de abril

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.