Atentos às explicações, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais situadas em comunidades do interior de Santa Cruz do Sul desembarcaram em Sobradinho nesta semana para obter conhecimento através de visitas de campo. Este é o segundo ano consecutivo em que o projeto Diversidade Rural na Escola, uma iniciativa da Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul, mobiliza estudantes e professores para, após o aprendizado em sala de aula e in loco, elaborarem projetos científicos e ações de diversificação rural, conforme a realidade escolar.
Oito instituições de ensino santa-cruzenses terão a oportunidade de subir a serra, neste ano, para visitar a propriedade de Irineu e Iolete Raminelli, localizada em Arroio Bonito, a poucos quilômetros da zona urbana de Sobradinho. No local, que conta com 2,4 hectares, o carro-chefe é a cabanha que conta com cabritos, berçário para bezerros, também criação de coelhos, entre outros. Mas também destaque na área da fruticultura, onde os mais de mil pés plantados possibilitam a comercialização de laranjas, uva e figo, além de produtos como tomate, batata, mandioca, amendoim, feijão e hortaliças.
Conforme Andrei Barboza, coordenador de Programas e Projetos Educacionais, que esteve no local juntamente com professores e servidores envolvidos na iniciativa, a propriedade Raminelli foi escolhida por ser um modelo de diversificação rural. “Em sua maioria, os estudantes são filhos de produtores rurais. Proporcionamos as visitações com o intuito de fortalecer essa intenção de diversificação rural, de geração de renda complementar, de mostrar possibilidades para quem vive no interior. A partir disso, os estudantes são provocados nas escolas, de forma multidisciplinar, a desenvolverem projetos científicos e a olharem também para a realidade de suas escolas, comunidades e propriedades”, ressalta.
Publicidade
Nesta terça-feira, 11 de abril, cerca de 40 estudantes participaram da visitação, sendo estes oriundos das Escolas Felipe Becker, de Alto Paredão, e Cardeal Leme, de Linha São Martinho. O almoço ocorreu ao ar livre, no Parque da Fejão. A visita a Sobradinho, desde a primeira edição, é intermediada pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Darlan Kittel. A outra experiência dos alunos, fora de aula, em visitas de campo, foi oportunizada em março, durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo.
Para Irineu e Iolete Raminelli, receber os alunos e poder mostrar o trabalho e toda a dedicação ao espaço, é gratificante, além de servir como um incentivo para ambos.
Aprendizado
Publicidade
Os alunos Kellin Yasmin Monteiro e Alan Josiel de Melo, de 14 anos, gostaram da visita e acharam muito proveitoso o momento oportunizado, sendo uma forma de depois difundir em casa e para os demais estudantes as experiências com a diversificação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.