Uma indicação tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para incluir a erva-mate entre os produtos da alimentação escolar. A proposta foi apresentada na última segunda-feira, dia 17, pelo parlamentar Telmo Kist (PDT), que enfatizou a ação no período de comunicações da sessão ordinária. O tema, conforme o vereador, surge a partir de debate ocorrido durante reunião da Câmara Setorial da Erva-mate no município no dia 13 de agosto.
Telmo Kist informou que já foi encaminhado um pedido ao secretário de Educação do Estado, Vieira da Cunha, para incluir a erva-mate na alimentação escolar da rede estadual de ensino. Também houve uma solicitação ao governo federal para incluir o produto na lista dos itens da cesta básica. “Diante desse quadro, por que não começar pelo município? Eu acho que as nossas crianças podem tomar chá de erva-mate nas escolas substituindo o café e o município pode incentivar inclusive nossa produção”, destacou.
Na justificativa da indicação, o vereador descreve: “as propriedades medicinais da erva-mate hoje são conhecidas em todo o mundo. Cabe ao poder público a sua divulgação e incentivo ao consumo. E nada mais pedagógico do que iniciar pelas crianças”. Conforme Kist, Venâncio Aires abriga um polo produtor de erva-mate e luta para incluir o produto na merenda das escolas estaduais. “Nada mais justo que todos os municípios produtores se adiantarem a esta decisão, implantando nas suas escolas o hábito do consumo, em substituição a outros chás sem identidade local.
Publicidade
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL
This website uses cookies.