ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Proposta é tornar Santa Cruz Cidade Amiga do Idoso

Foto: Isadora Oliveira| Divulgação

As comemorações do primeiro ano de funcionamento do Centro Municipal de Referência do Idoso (CRI) reforçaram os planos voltados à qualidade de vida na maturidade. Durante o evento realizado na Praça Getúlio Vargas nessa sexta-feira, a prefeita Helena Hermany reforçou que o objetivo é tornar Santa Cruz a Cidade Amiga do Idoso.

“O primeiro passo já foi dado, que é a criação do Centro. Pretendemos cumprir todas as demais etapas para que isso aconteça. Santa Cruz já é referência em muitas coisas e queremos também ser reconhecidos pelo trabalho que fazemos com a pessoa idosa”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Centro do Idoso celebra um ano de funcionamento

Publicidade

Segundo a definição da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma cidade que se enquadra como amiga das pessoas idosas é um lugar que adapta seus serviços e estruturas físicas para ser mais inclusivo e receptivo às necessidades da população para melhorar sua qualidade de vida à medida que envelhece. Para isso, são realizadas ações para qualificar os serviços de saúde, segurança e inclusão.

“Este Centro foi criado para nós, porque também sou idosa, e quero que ele seja muito bem aproveitado por vocês. Temos vários projetos e oficinas, e também aceitamos sugestões de possíveis atividades que vocês queiram ou gostem de fazer”, afirmou a prefeita. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, e a coordenadora do CRI, Pâmela Amaral Müller, também prestigiaram o evento.

Publicidade

LEIA MAIS: Centro Municipal de Referência ao Idoso vem para favorecer o envelhecimento saudável

Publicidade

Como os interessados podem participar das ações

Segundo a coordenadora do CRI, Pâmela Amaral Müller, pessoas acima dos 60 anos que desejam fazer atividade física ou participar das oficinas de pintura, jogos interativos, desenho, estimulação cognitiva e memória podem se inscrever no próprio Centro, na Rua Tenente Coronel Brito, 425.

Em um ano de funcionamento, o CRI realizou atividades físicas com cerca de 300 grupos de idosos e prestou mais de 6 mil atendimentos, nas áreas de psicologia, nutrição, assistente social, terapeuta educacional, educador físico e enfermagem. Hoje, 90 idosos participam de grupos de atividade física no local. Para a terceira idade, o Município desenvolve também os projetos Maturidade Esportiva e Reativar, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, atendendo cerca de 650 idosos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Violência contra idosos é tema de debate na Unisc

Publicidade

Saúde e bem-estar

A programação especial incluiu vários serviços, como teste de visão e limpeza de óculos, exame auditivo, limpeza de pele e maquiagem, oficinas de música, Lian Gong, jogos interativos, dança, basquete reloginho e vacinação contra a Covid-19. Uma equipe da Secretaria de Educação esteve no local para repassar orientações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

LEIA TAMBÉM: Programa Família Acolhedora tem boa adesão em Santa Cruz; conheça

Publicidade

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta