Propagandas eleitorais irregulares foram apreendidas pela Brigada Militar no início da noite de sexta-feira em Santa Cruz, nos arredores do Parque da Oktoberfest. A determinação partiu da Justiça Eleitoral, após uma denúncia de que os materiais continham informações falsas.
LEIA MAIS: Aplicativo Pardal contabiliza mais de 40 mil denúncias de irregularidades
Os panfletos traziam uma série de acusações contra os candidatos a governador Eduardo Leite (PSDB) e a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto associava Leite a questões como legalização do aborto e das drogas e “ideologia de gênero”. No caso de Lula, além de também citar aborto e drogas, o material acusava-o de “importar médicos de Cuba superfaturados”, “promover sexualização precoce das crianças”, “acabar com a cultura do fumo” e “fechamento de igrejas e perseguição aos cristãos”, entre outros. A representação foi ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Não se pode estabelecer um estado de sítio”, diz presidente da ANJ sobre restrições à imprensa
Na decisão que autorizou a apreensão, a juíza eleitoral Josiane Estivalet alegou que o material transmite ao eleitor “informações falaciosas e confusas, no sentido de que, aqueles que se identificam com os símbolos e/ou candidatos ali expostos se conduziriam, naturalmente, ao crime”. “Manifestação de cunho eminentemente difamatório e calunioso não se confunde com liberdade de expressão, nem no Brasil, nem em nenhum outro país que zela pelo estado democrático de direito em que a opinião do eleitor é livre”, acrescentou.
A magistrada também solicitou à Polícia Federal que instaure inquérito para averiguação do crime eleitoral.
Publicidade
CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.