Começa nesta sexta-feira, 30, o período do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão. É quando os candidatos têm a oportunidade de tentar convencer os eleitores de que preparam o melhor plano de governo, apresentar suas propostas e, não raro, descredibilizar os adversários. São dois momentos de dez minutos cada.
Um dos quatro postulantes à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no entanto, não poderá contar com esse espaço. O Novo não elegeu o mínimo de congressistas em 2022, e perdeu esse direito. Assim, Francisco Carlos Smidt terá de encontrar outras formas de reforçar a mídia de sua campanha. Enquanto isso, Helena Hermany (PP), João Pedro Schmidt (PT) e Sérgio Moraes (PL) terão, respectivamente, 4 minutos e 21 segundos, 1 minuto e 49 segundos e 3 minutos e 48 segundos.
LEIA TAMBÉM: Justiça determina retirada de conteúdo na internet em Santa Cruz
Publicidade
Nas emissoras de rádio, serão levados ao ar às 7 horas e ao meio-dia; na televisão, às 13 horas e 20h30. Durante todo o dia, também veicularão inserções durante os comerciais. A Federação Brasil da Esperança, liderada por João Pedro Schmidt, terá 535 espaços; à coligação Caminho Seguro (Helena Hermany) são garantidas 1.283 inserções; e para a Santa Cruz nas mãos do povo, de novo (Sérgio Moraes), 1.122.
Estratégias
- Partido Novo
Sem tempo para utilizar nas emissoras de rádio e televisão, a equipe dos candidatos Francisco Carlos Smidt e Anette Schiemann definiu como estratégia o fortalecimento da presença nas redes sociais, por meio do tráfego pago, reuniões com moradores no interior e a aproximação com os eleitores via WhatsApp. - Federação Brasil da Esperança
A equipe de campanha estruturou um grupo de profissionais para a comunicação, que deve atentar à história, roteiros e estética do material veiculado. São seis pessoas trabalhando no projeto. O grupo começou a conversar com os candidatos em junho, para entender o que gostariam de passar como imagem e posicionamento. A pretensão é, como João Pedro Schmidt, que tem Marta Nunes como vice, já havia frisado no debate realizado pela Gazeta Grupo de Comunicações, “deixar claro que ambos estão para o jogo”. Logo nos primeiros programas, ele vai trazer questões em evidência no município, como a Operação Controle, adotando um posicionamento forte. - Coligação Caminho Seguro
A equipe de campanha adianta que será feita uma apresentação propositiva, mostrando as realizações da gestão da prefeita Helena Hermany (PP) e as propostas para um segundo mandato ao lado do vice Fabiano Dupont (PSB). “Os programas serão alegres e com iniciativas para Santa Cruz continuar no caminho seguro como uma das melhores cidades para viver e investir do País”, destaca a assessoria da campanha. - Coligação Santa Cruz nas mãos do povo, de novo
Levando em consideração o conceito de que a eleição municipal é, tradicionalmente, a porta de entrada da democracia, a equipe de campanha de Sérgio Moraes (PL) e Alex Knak (MDB) entende que tem a obrigação de informar os eleitores, de maneira descontraída e atraente, trazendo para o cidadão comum uma visão ampla da política local. “A estratégia dos programas eleitorais, nesse início de campanha, será a de conversar com os cidadãos de Santa Cruz. Os programas serão alegres, com bom conteúdo e bastante informação.”
LEIA TAMBÉM: Veja o que disse cada candidato em encontro com os servidores de Santa Cruz
Publicidade
Ordem de veiculação no primeiro programa: João Pedro Schmidt – Helena Hermany – Sérgio Moraes
Rádios:
- Das 7 horas às 7h10
- Das 12 horas às 12h10
LEIA TAMBÉM: Candidatos apresentam propostas para os servidores públicos
Publicidade
Televisão:
- Das 13 horas às 13h10
- Das 20h30 às 20h40
Tempos
- Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) – João Pedro Schmidt: 1 minuto e 49 segundos.
- Coligação Caminho Seguro (PP, PSB, PRD, PSD, Republicanos, União Brasil e federação PSDB/Cidadania) – Helena Hermany: 4 minutos e 21 segundos.
- Coligação Santa Cruz nas mãos do povo, de novo (PL, MDB, PDT, Podemos, Avante e Solidariedade) – Sérgio Moraes: 3 minutos e 48 segundos.
LEIA TAMBÉM: Desastres naturais, trânsito e alfinetadas; confira detalhes do debate de Santa Cruz
Publicidade
Inserções
- Federação Brasil da Esperança: 535
- Coligação Caminho Seguro: 1.283
- Coligação Santa Cruz nas mãos do povo, de novo: 1.122
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade