A prefeita Helena Hermany promulgou quinta-feira, 12, a lei 9.804, que cria o Conselho Municipal de Preservação, Promoção e Difusão da Cultura Alemã. O projeto havia sido aprovado na sessão da Câmara de segunda-feira, 9. A autoria da proposta foi do vereador suplente Nasário Bohnen (Republicanos). Pela legislação, o órgão terá a finalidade de preservar a cultura alemã no município, além de promover e difundir os usos e costumes dos antepassados que vieram da Alemanha há 175 anos.
O conselho terá a premissa de adotar medidas e realizar ações para criar e deliberar sobre políticas públicas relacionadas à cultura alemã. Também deverá atuar para promover estudos de forma isolada ou com escolas, entidades e outros, elaborar e emitir documentos; promover encontros, palestras, cursos e assemelhados, além de organizar audiências públicas e outras reuniões.
LEIA TAMBÉM: Imigração alemã: ano de 2024 é para celebrar os pioneiros
Publicidade
Outras atribuições envolvem o contato e intercâmbio com municípios, estados e países e a busca por informações, dados e documentos de órgãos e entidades, ainda que classificados em qualquer grau de sigilo. Os integrantes deverão atuar para divulgar, difundir e serem responsáveis pela manutenção, atualização e propagação de informações e da memória da cultura alemã e criar um Memorial da Cultura Alemã.
A entidade, que é ligada às secretarias municipais de Cultura e Educação, deverá manter e estimular a difusão das diferentes manifestações, como a língua, danças germânicas, sociedades, jogos típicos, gastronomia, e outras. O conselho vai atuar na obtenção de recursos financeiros para sua manutenção e para a execução de trabalhos e ações. Deverá ainda viabilizar a criação de um Fundo de Preservação, Promoção e Difusão da Cultura Alemã e solicitar, se necessário, ao Município apoio técnico e material para o desempenho de sua finalidade.
LEIA TAMBÉM: 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz: uma terra abençoada por Deus (e pelo Sol)
Publicidade
Segundo o vereador Nasário Bohnen, na programação dos 200 anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da chegada dos primeiros imigrantes em Santa Cruz, é importante que o município crie um conselho e tenha um local para manter viva a cultura alemã, preservando seus usos e costumes e sua memória.
A ideia, conforme Bohnen, é que não haja uma concorrência com entidades constituídas que têm esse propósito. Ele aponta, porém, que há a necessidade de o poder público fazer sua parte para que a cultura alemã seja preservada, promovida e difundida cada vez mais.
“O Conselho servirá, além de outras finalidades, para ser uma referência a fim de centralizar as informações das atividades desenvolvidas pelas entidades que promovem a cultura alemã em Santa Cruz do Sul, como sociedades, centros de cultura germânica, museus, universidades, entre outros”, afirma Nasário.
Publicidade
A ideia é que haja um cadastro e a catalogação dessas entidades, de maneira a manter um contato permanente a fim de divulgar essas ações, criando-se assim um calendário de eventos mensal, para promover sua devida divulgação.
Também deve ser viabilizada a montagem de um memorial de cultura alemã, um acervo com fotografias, artigos, editoriais e itens antigos que remetam à imigração, que possam ser visitados pela comunidade e servir como fonte de informação para alunos dos mais diversos níveis.
A proposta ainda prevê que o Conselho busque a integração entre as entidades, mantendo um diálogo, a fim de promover a divulgação delas e estabelecer contatos e diálogos com entidades do Estado, País e do exterior, sempre com os mesmos objetivos.
Publicidade
“No que diz respeito a outros países, sobretudo, deve ser mantido contato permanente com a Alemanha, no sentido de estreitar os laços existentes entre as atuais gerações”, explica Bohnen.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.