Categories: Regional

Promotor não vê indícios de cartel no preço da gasolina em Santa Cruz

O aumento repentino no preço da gasolina em Santa Cruz do Sul assustou os consumidores nessa segunda-feira, 18. Quem deixou para abastecer neste início de semana, se deparou com valores reajustados em até R$ 0,45 no litro de gasolina comum. Apesar do cartel surgir nas conversas sobre as atualizações nos preços, o promotor de Defesa Comunitária de Santa Cruz, Érico Barin, afirma que não há indícios da prática ilegal no município.  

As investigações do Ministério Público, de acordo com Barin, sobre a realização tanto de cartel quanto de dumping não apontaram elementos para nenhuma das situações. “O panorama atual é de uma oscilação de concorrência em um livre mercado”, informou o promotor em entrevista à Rádio Gazeta.

A situação analisada e investigada pelo Ministério Público, diante do aumento repentino nesta semana, é de que os postos podem ter retirado promoções que estavam ativas no comércio. Neste caso, a variação de preço seria apenas um sistema de mercado válido e legal. “O que nós temos em Santa Cruz, diferente de muitos outros lugares, é uma efetiva concorrência”, comentou o promotor.

Publicidade

O que é dumping e cartel?

O cartel, que sempre aparece quando o preço alto da gasolina é discutido, diz respeito a um acordo ilegal entre os empresários para estabelecer um valor mínimo de cobrança do litro de combustível. Normalmente, como comentou o promotor, são estipuladas altas margens de lucro, obrigando o consumidor a pagar o valor abusivo sem ter opções mais justas no município.

Já o dumping, em uma ação contrária – e também ilegal -, é quando um empresário ou rede de postos diminui o valor do combustível abaixo do preço de mercado, “em uma situação forçada para tentar prejudicar a concorrência”, explica Barin. “Também chegamos a investigar isso e não detectamos elementos neste sentido.”

Ouça a entrevista completa:

Publicidade

https://api.soundcloud.com/tracks/577976115

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.