Conhecido por liderar a Operação Feudalismo, que levou à histórica prisão de um vereador em 2019 e à cassação de outros três no ano seguinte, o promotor de Defesa Comunitária de Santa Cruz Érico Barin recebeu, na noite dessa segunda-feira, 7, na Câmara de Vereadores, o título de cidadão santa-cruzense. A homenagem a Barin, que é natural de Santa Maria, foi proposta pelo líder de governo Henrique Hermany (Progressistas).
Henrique se referiu a Barin, durante fala na tribuna, como “um profissional diferenciado, dedicado não apenas a cumprir a missão funcional mas envolvendo-se na solução de assuntos que afetam a vida da população”. Destacou a intervenção no acompanhamento de obras públicas e em pautas como preço da gasolina, transporte coletivo, segurança alimentar, segurança pública e abastecimento de água.
LEIA MAIS: Pastor Osvaldo Rodrigues recebe título de Cidadão Santa-cruzense
Publicidade
Declarando-se emocionado, Barin afirmou, na tribuna, possuir uma “história de amor” com Santa Cruz muito anterior ao início da atuação como promotor no município, em 2016. Contou que quando estava alocado em Sobradinho e cursava mestrado na Unisc, nos primeiros anos da década de 2000, já percebia que Santa Cruz era um lugar diferenciado. “É uma cidade de tal qualidade que os forasteiros viram bairristas”, brincou.
Ao elencar os temas no qual trabalhou nos últimos anos, Barin também fez menção à Feudalismo e disse que essa foi uma operação “em defesa dessa casa”. Alegou que as irregularidades apontadas nas investigações, que envolviam principalmente esquemas de captação ilegal de salários de servidores, são “página virada” e elogiou a coragem da Câmara em cassar os mandatos dos vereadores denunciados. “É uma casa que não hesitou em cortar na própria carne quando foi necessário”, disse.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!