Categories: Regional

Promessas da Corsan: confira o que foi cumprido até agora

Desde que o contrato com Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi assinado em Santa Cruz do Sul, das sete promessas feitas pela companhia, uma ainda nem saiu do papel, quatro estão em andamento e duas já foram concluídas. Para garantir uma fiscalização mais efetiva dos serviços, a Agência Reguladora Municipal (Agerst) quer criar um novo cronograma para as obras prometidas no Plano Emergencial, em 2014. A solicitação foi feita na manhã dessa quinta-feira, 15, durante a primeira reunião, desde a formalização da agência como ente regulador, com a Comissão Municipal de Saneamento.

Confira no promessômetro o que foi feito pela Corsan até agora, o que está em execução e o que falta fazer:

1) AMPLIAÇÃO DA ETA
A promessa: implantar três novos módulos junto à estação de tratamento para ampliar em 20% a capacidade de produção de água do município.
Quando foi prometido: 15 de março de 2017.
Status: andando. A obra deveria ter sido entregue na primeira quinzena de fevereiro. Os módulos estão prontos e interligados, mas passam por ajustes.

Publicidade

2) REFORÇO DE EQUIPES
A promessa: deslocar equipes para atuar temporariamente na cidade, auxiliando em serviços da área comercial e liberando os técnicos locais para se dedicar à parte operacional, como consertos de vazamentos.
Quando foi prometido: 15 de março de 2017.
Status: cumprido. As equipes atuaram durante três meses no município.

3) CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRIVADA
A promessa: licitar uma empresa privada, no modelo “contrato de performance”, para atuar na redução de perdas de água, em paralelo à atuação da Corsan.
Quando foi prometido: 7 de março de 2017.
Status: cumprido. O contrato foi assinado em novembro, e a empresa catarinense MBC Serviços de Saneamento Ambiental atua desde 1º de dezembro.

4) RESERVATÓRIOS
A promessa: implantar dois reservatórios-pulmão, um no Bairro Santo Antônio e outro próximo à estação de tratamento.
Quando foi prometido: 10 de janeiro de 2017.
Status: atrasado. A licitação para compra dos reservatórios estava prevista para sair entre fins de fevereiro e março. A promessa agora é para abril.

Publicidade

5) NOVA ADUTORA
A promessa: construir uma nova adutora ligando o Lago Dourado à estação de tratamento e desativar duas adutoras antigas que rompem com frequência.
Quando foi prometido: 22 de março de 2017.
Status: andando. Promessa da Corsan era entregá-la até a primeira quinzena de fevereiro. A adutora está pronta, mas um obstáculo subterrâneo atrasou a ligação.

6) POÇOS ARTESIANOS
A promessa: perfurar cinco poços nos bairros Santo Antônio, Esmeralda, Aliança e Linha Santa Cruz.
Quando foi prometido: 5 de abril de 2017.
Status: está andando. Quatro poços foram perfurados com êxito e devem entrar em operação até o fim de março.

7) ESGOTO
A promessa: tratar metade do esgoto da cidade até dezembro de 2018. Hoje, o índice é de 20%.
Quando foi prometido: 5 de abril de 2017.
Status: andando. Um lote de 22 quilômetros de rede, que envolve mais de mil imóveis, será concluído até metade do ano, em um investimento de R$ 8,5 milhões.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.