Categories: Regional

Proliferação de larvas em árvores chama atenção em Santa Cruz

Pequenos casulos em árvores de Santa Cruz do Sul, que abrigam larvas verdes, chamam a atenção de quem passa pela BR-471. Registrado pelo leitor Lucas Lange nesta sexta-feira, 15, o fenômeno pode ser visto em dezenas de árvores na região, nos dois lados da rodovia.

Apesar de parecer estranho, as larvas são lepidópteros, que se transformarão em borboletas, conforme o  professor  do Departamento de Biologia e Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler. As teias, de acordo com o biólogo, são apenas a forma dos insetos se protegerem para fazer a metamorfose – uma espécie de casulo.

Köhler explica que a grande quantidade – maior do que o usual – se deve ao clima. “A quantidade depende das condições climáticas favoráveis e da falta de predadores naturais”, conta. Inofensivas aos seres humanos, as larvas se alimentam das folhas e devem precisar de mais um mês, aproximadamente, para crescer e fazer a metamorfose.

Publicidade

LEIA MAIS: Picada de lacraia mata? Saiba o que fazer se for vítima do inseto

Foto: Jone Benedito de Menezes

 

Foto: Leandro Porto/Gazeta AM

Fotos: Lucas Lange/Foto do Leitor

Publicidade

 

 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.