Desde o começo da semana, consumidores passaram a reclamar de alterações na água distribuída para a população em Santa Cruz. As mudanças mais perceptíveis são gosto e cheiro. A situação não é nova e já ocorreu em outras oportunidades. Por causa do calor e da pouca quantidade de chuva, ocorre a proliferação de algas junto ao Rio Pardinho e, por consequência, no Lago Dourado.
São elas as responsáveis por provocar gosto e cheiro na água distribuída pela Corsan. O problema já havia sido identificado pela companhia, tanto que, desde a última segunda-feira, 19, um produto passou a ser aplicado junto ao Lago Dourado.
LEIA TAMBÉM: Prefeituras afirmam que é falso áudio que fala sobre bactéria na água
Publicidade
Se trata de um composto argiloso que elimina o fósforo, que serve de nutriente para as algas. Esse elemento surge devido a resíduos de defensivos agrícolas e esgoto lançado acima da barragem de captação. As aplicações devem continuar até esta sexta-feira, 23. Essa é a quarta vez, somente neste ano, que o produto precisa ser aplicado no lago.
Além disso, a Corsan também reforçou o uso de carvão ativado no processo de tratamento da água. Com as medidas adotadas pela estatal, a expectativa é de que as reclamações de gosto e cheiro reduzam nos próximos dias.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!