A governança do Arranjo Produtivo Local (APL VRP) – Agroindústria e Produção de Alimentos fechou na última semana a proposta a concorrer no edital do Governo do Estado, lançado em dezembro pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Inovação (AGDI). Os dois projetos a serem encaminhados para a concorrência irão contemplar estruturas para a instalação de dois pontos de comercialização de produtos da agricultura familiar para o cliente final. Um destes será instalado na região Centro Serra, enquanto o outro ficará em Santa Cruz do Sul.
As faixas de recursos na qual as propostas serão apresentadas são as de R$ 400 a 600 mil e outra de até R$ 1,8 milhão. Em ambos são previstos ainda investimentos para a gestão da governança, o desenvolvimento de um plano de marketing. A única diferença em relação ao projeto que concorre ao maior número de recursos é que 13 municípios das regiões do Vale do Rio Pardo e Centro Serra receberão recursos para o incremento da estrutura.
O coordenador do APL VRP, Sérgio Luis Reis, avalia a proposta como positiva, pois contempla um gargalo que existe atualmente. “A construção de pontos de comercialização de produtos para o consumidor final é muito importante, pois vai proporcionar o contato dos agricultores diretamente aos clientes”, destacou. A meta do APL VRP, segundo o gestor Jesus Edemir Rodrigues, é a de fechar as propostas com os orçamentos até o final da próxima semana. “Temos um limitador, pois a Unisc vai entrar em recesso a partir do dia 23, e precisamos deixar tudo pronto para protocolar os projetos a tempo”, observa Rodrigues.
Publicidade