ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projetos alteram as regras para uso de fogos de artifícios em território gaúcho

Show de fogos de artifício ao lado do Parque da Cruz

Os deputados estaduais aprovaram nessa terça-feira, 15, projetos que restringem o uso de fogos de artifício em todo o Rio Grande do Sul. Uma das regras aprovadas proíbe fogos cujo estampido ultrapasse 100 decibéis a uma distância de 100 metros de onde foram deflagrados.

O projeto original, de Luciana Genro (Psol), não previa limite de ruído, mas isso foi modificado por uma emenda de Tenente Zucco (PSL). A emenda também modificou o trecho do projeto que dizia respeito às multas para quem desrespeitar a norma. O original previa valores de R$ 2 mil a R$ 10 mil, mas a versão aprovada prevê de 102 UPFs (Unidade de Padrão Fiscal) a 512 UPFs. Conforme Zucco, isso garante que o valor da multa seja atualizado anualmente e de forma automática.

Publicidade

Também foi aprovado um projeto do deputado Gabriel Souza (MDB) que regulamenta a compra e a venda de fogos. Pela proposta, só poderão vender esse tipo de produto lojas e indústrias com aval do Corpo de Bombeiros. Esse aval dependerá de os estabelecimentos comprovarem um “ambiente adequado”. A matéria proíbe ainda o uso de fogos a menos de 500 metros de hospitais, parques e praças. Para entrar em vigor, os projetos precisam ser sancionados pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Publicidade

LEIA MAIS: Fogos de artifício com ruído podem ser proibidos; dê sua opinião

Publicidade

© 2021 Gazeta