Categories: Regional

Projeto voluntário leva cultura e arte para os idosos em Santa Cruz

Ao passar pela porta de entrada da clínica geriátrica Bem-Estar, de Santa Cruz do Sul, as histórias brotam de todos os cantos. Enquanto a equipe da Gazeta do Sul aguardava o início do projeto Ler é Um Direito, realizado nessa segunda-feira, 2, no local, a residente Dolli Cardoso, de 89 anos, lembrou “causos” do casamento, filhos e até os “Silvas” que ela conheceu durante a vida, na sala de espera da casa.

Dona Dolli e outros residentes da clínica puderam conferir na tarde outras histórias, desta vez literárias, além de música e poesia na terceira edição do Ler é Um Direito, iniciativa idealizada pela escritora Marli Silveira. “Temos como objetivo incentivar a cultura junto ao público, desta vez de idosos, mas com abertura a qualquer faixa etária ou social. Estamos na terceira ação e buscamos aqui na Bem-Estar levar um pouco de leitura e arte em geral a eles.”

A primeira atividade ocorreu na segunda-feira passada, dia 25, com os idosos da clínica geriátrica Amanhecer, e a segunda foi realizada na última quarta-feira, com as crianças da Copame, na Casa das Artes Regina Simonis. Ainda conforme Marli Silveira, o projeto foi idealizado a partir de um grupo de leitura de clássicos, do qual ela e outros agentes culturais participam, e é uma alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a ser comemorado na próxima terça-feira, 10 de dezembro.

Publicidade

“A leitura e outras formas culturais são direitos fundamentais do ser humano, por isso precisamos incentivar algo que contribui para o desenvolvimento emocional e intelectual das pessoas”, ressalta. Além da escritora, outros agentes culturais da cidade, como os músicos Marcelo Mayer e Sandro Figueiredo, além da professora e contadora de histórias Sônia Dettenborn Luz, participam da atividade “no amor”, como salienta Marli.

“Nosso objetivo é promover essas atividades de forma voluntária. É um projeto aberto aos grupos e entidades que solicitarem. Por isso, quem quiser contar com a nossa presença levando um pouco de leitura e cultura em geral aos seus ambientes, basta me procurar nas redes sociais e solicitar”, finaliza Marli Silveira.

LEIA MAIS: Prefeitura lança projeto para levar cultura aos idosos de Santa Cruz

Publicidade

Entre outros autores, o poeta Eduardo Galeano foi um dos citados por Marli Silveira

FELICIDADE AO AR LIVRE

Prestando atenção na voz grave e na batida do violão mostradas pelo músico Marcelo Mayer durante a ação no pátio da clínica geriátrica Bem-Estar, a residente Cristina Santos, de 63 anos, afirmou gostar quando atividades ao ar livre são propostas para eles. “É muito bom sair de dentro de casa, com o clima bom e agradável como nessa tarde, então fico feliz”, ressaltou Cristina. Ela lembrou dos bingos, lanches, rodas de chimarrão e outras atividades que a Bem-Estar promove no pátio.

Ainda que os residentes da clínica geriátrica tenham conhecido nessa segunda o projeto Ler é Um Direito, as atividades diferenciadas são comuns no local. “Trabalhamos todas as segundas e quintas-feiras com ações diferentes, para fazer com que eles saiam da rotina e aproveitem coisas novas. Ficamos felizes e surpresos com a proposta da Marli. Ações como essa, vindas da nossa comunidade, precisam ser replicadas”, ressaltou a proprietária e enfermeira da instituição, Loiva Lima. Segundo ela, hoje a Bem-Estar tem a sua capacidade lotada, com 32 residentes, além de uma lista de espera.

Publicidade

LEIA MAIS: Taxa de suicídio entre idosos cresce e prevenção é o melhor caminho

Cristina Santos gosta das atividades ao ar livre
Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.