O palco principal do espaço Inovação no Agro mobilizou um grupo de escolas e instituições que participam do Programa Coleta de Óleo Saturado, coordenado pelo Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Em 2021, 92.158 litros do rejeito foram recolhidos e tiveram a destinação correta.
O trabalho, afirma o gerente de produção agroflorestal da Afubra, Juarez Pedroso, é desempenhado por 352 escolas e instituições cadastradas, representando 102 municípios dos três estados da Região Sul. “Os números demonstram engajamento, com boa parte das aulas de forma remota no último ano. Mas as pessoas continuaram mobilizadas, coletando o óleo de fritura usado, que acaba sendo um contaminante se largado no ambiente de forma inadequada”, reforça.
Além do fato de colaborar com a preservação ambiental, a iniciativa oportuniza o recebimento de recursos por parte dos participantes, que podem trocar os valores em materiais nas lojas da Afubra. “A gente imagina essa parte como secundária, mas na verdade é muito valiosa para as instituições, que podem adquirir os materiais de que precisam e ainda garantem a destinação correta do óleo”, frisa Pedroso.
Publicidade
LEIA MAIS: Aproveitamento de plantas aromáticas na alimentação é tema de oficina na Expoagro
No evento dessa quinta-feira, 24, foram anunciados os dez que mais coletaram óleo. A vencedora foi a Ação Social Diocesana (Asdisc) de Santa Cruz do Sul. “Fizemos coleta nos restaurantes, residências, em toda a cidade, e entregamos na Afubra. Como a entidade é filantrópica, acaba sendo utilizado nos projetos”, conta a voluntária Irene Ferrari, que representou a instituição. Quem tiver interesse em auxiliar a Asdisc pode ir até a Rua Ramiro Barcelos, 503, Centro, no Edifício JH Santos. O telefone é (51) 3715 6971.
A instituição coletou 6.244 litros de óleo. Na sequência, entre os dez melhores, ficaram Hanna Misfeld, de Agrolândia (SC); Colégio Nossa Senhora Medianeira, Candelária (RS); Escola Nossa Senhora da Glória, Sinimbu (RS); Santa Casa de Misericórdia, de São Lourenço do Sul (RS); Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão (SC); Rede Feminina de Combate ao Câncer, Joaçaba (SC); Escola Municipal São Francisco, de Luzerna (SC); Associação dos Pais e Professores da Escola Modelo, Rio do Sul (SC); e Escola Albino Zanatta, de Jacinto Machado (SC).
Publicidade
O Programa Coleta de Óleo Saturado da Afubra existe há 14 anos e já retirou de circulação 1.333815 litros. Escolas e instituições que tiverem interesse em participar devem fazer contato com o projeto Verde é Vida, na matriz da Afubra, em Santa Cruz.
LEIA MAIS: Verde é Vida apresenta a nova proposta de trabalho
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.