Categories: Saúde

Projeto verão: nutricionista aponta perigos das dietas milagrosas

Os dias começam a esquentar e logo já se vê o movimento maior nas academias e nas ruas. É a pressa pelo corpo perfeito para passear nas praias do litoral. E é com esse pensamento de resultado rápido que chegam as dietas “milagrosas” causadoras de efeitos ruins para a saúde. A nutricionista Ana Paula Bedin explica que é possível sim começar uma dieta às vésperas do verão e ainda assim manter a alimentação saudável e obter resultados, sem loucuras.

 “O mais importante no processo de emagrecimento é a mudança de paradigmas: precisamos mudar nosso padrão mental para focar em resultados duradouros, pois só assim teremos disciplina e persistência para alcançá-los. Não precisamos cortar todos os sabores da nossa vida, precisamos fazer substituições saudáveis para dar ao nosso corpo subsídios para corrigir o metabolismo e alcançar a perda de peso, por exemplo”, conta Ana.

Segundo a especialista, existem métodos eficazes para emagrecer de forma saudável. Ela afirma que corpo trabalha como uma máquina perfeita e todos os pontos estão conectados. Por isso, antes de iniciar qualquer dieta, é preciso investigar o que meu organismo está dizendo. “Muita gente copia dietas de revistas ou da amiga, mas isso não é efetivo, cada pessoa reage de forma diferente aos alimentos, e para que seja possível alcançar o resultado desejado, temos que conhecer bem nosso metabolismo”. Isso pode ser feito através de uma avaliação clínica detalhada e exames que vão nos mostrar onde estão possíveis deficiências e alterações metabólicas.

Publicidade

Para começar bem o “projeto verão”, as dicas da nutricionista são simples: em primeiro lugar, não coloque sua saúde em risco, fazendo restrições desnecessárias, trocando comida por shake ou usando suplementos sem orientação. “Foque em consumir comida de verdade – legumes, vegetais, carnes, ovos e gorduras naturais com moderação – e deixe de lado as farinhas e os produtos ultraprocessados ricos em açúcar e aditivos químicos. Certamente esse já é um passo enorme para a mudança”, argumenta.

“Existe uma tendência a exagerar nas farinhas e cereais o que compromete o peso e a saúde! Diminuir o consumo de pães, massas e outros alimentos ricos em farinha e açúcares pode trazer resultados interessantes já a curto prazo”, indica Ana Paula. “Exercícios físicos também estão na lista das necessidades para alavancar seu corpo ao emagrecimento saudável. Sempre existe um que a gente curte, que a gente se adapta. Eu descobri o crossfit, você pode gostar de caminhada, o importante é se mexer”, finaliza.  

Mais informações sobre a profissional e dicas de nutrição preventiva estão disponíveis no site anapaulabedin.com.br.

Publicidade

Fonte: Publish Ideas

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.