Regional

Projeto venâncio-airense está entre os finalistas do 6º Prêmio Boas Práticas da Famurs

A crescente preocupação com o meio ambiente encontra reflexo em iniciativas inovadoras, como o “Programa Biodigestores nas Escolas”, projeto venâncio-airense que está entre os finalistas do 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O projeto, além de oferecer soluções para a gestão de resíduos, incentiva a reflexão e o cuidado com o meio ambiente, tornando as escolas mais sustentáveis. Esta semana, a Administração Municipal recebeu a notícia do destaque do projeto, que foi selecionado entre mais de 250 inscrições de todo o estado. A premiação será realizada no dia 30 de outubro, em Nova Petrópolis, durante o Smart Cities Park, onde os projetos finalistas serão reconhecidos com troféus e certificados.

LEIA TAMBÉM: Feira da Agricultura Familiar registra crescimento de 85% nas vendas

Publicidade

A iniciativa tem como intuito transformar todos os resíduos orgânicos gerados nas escolas em combustível para a cozinha e adubo para hortas, beneficiando também as famílias da comunidade. Pioneiro no Rio Grande do Sul, o projeto está funcionando em 21 escolas da Capital do Chimarrão e promove uma abordagem prática para a educação ambiental.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto e secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, o programa é uma ferramenta de educação que possibilita atividades em diversas disciplinas, como biologia, química, matemática e nutrição, proporcionando acesso a uma tecnologia inovadora que gera melhorias ambientais. “O projeto ensina nossos alunos sobre a importância da gestão de resíduos, mas também os empodera a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Estamos muito orgulhosos de ver nosso trabalho reconhecido”.

LEIA TAMBÉM: Clima afeta preço e produção de morango na região

Publicidade

O prefeito Jarbas da Rosa comemorou o reconhecimento do projeto, destacando a importância da educação ambiental desde cedo. “Quando investimos nas nossas crianças, estamos moldando um futuro mais sustentável. Para que nossos filhos e netos vivam em um ambiente agradável, precisamos ser exemplos de cuidado com a natureza”, comemora o prefeito.

Sobre os biodigestores

Os biodigestores são equipamentos que transformam resíduos orgânicos em gás e fertilizante por meio da degradação da matéria orgânica, realizada por bactérias anaeróbias. Essa tecnologia, tradicionalmente utilizada em áreas rurais, vem sendo adaptada para contextos urbanos. Os biodigestores do Programa Biodigestores nas Escolas foram adquiridos por meio de licitação e são da marca Homebiogás, reconhecida internacionalmente por suas instalações em residências, bares, restaurantes, pousadas e escolas em diversas regiões do Brasil e do mundo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.