“A menina Sophia, com cabelo de arco-íris, faz amizade com um cavalo diferente que possui um chifre em formato de córneo, o Unicórnio. Por meio da aceitação, cumplicidade, carinho e muito amor a dupla revela o quanto suas singularidades os tornam especiais.” Este é o enredo do livro infantil Uni, da escritora e educadora gaúcha Márcia Tatiana Funke Dieter, que leva a história para as salas de aula de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. O contexto lúdico da obra literária incentiva a conscientização dos alunos sobre respeitar as diferenças e o quão nocivo pode ser o bullying.
Trata-se do projeto Pare, Olhe, Ouça e Sinta: o bullying na escola, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O objetivo, explica a autora, é mostrar a importância do envolvimento da literatura infantil na prática escolar através da contação de história planejada, contribuindo para reflexões e diálogos sobre bullying entre professores e alunos. “Por vezes, jovens e também adultos, que não experimentarem esse respeito, esse amor desde crianças, tendem a crescer experimentando o bullying e, um dia, podem decidir por vingança, indo ao encontro daqueles que não podem defender-se, os menores”, afirma Márcia, professora, pesquisadora da literatura infantil e especialista em diversidade cultural e inclusão social.
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Estão previstas 268 atividades: 253 palestras para alunos da pré-escola, primeiro e segundos anos, e 15 encontros com professores para formação de educadores do tema durante 75 dias. A primeira fase começou na última quarta-feira, 19, em Venâncio Aires, e chega nesta quarta, 26, a Santa Cruz do Sul. Ao longo de todo o projeto serão distribuídos, gratuitamente, 3 mil exemplares do livro Uni para serem trabalhados com as crianças em salas de aula – 350 deles editados em braile. A obra também está disponível em formato digital, no YouTube, contada pela autora com a participação de intérprete de libras.
O trabalho inicia com os educadores, que ouvirão da autora a história de Uni como se fossem as crianças e, após, debaterão sobre o que foi sentido e vivenciado. O objetivo deste primeiro estágio é pensar em estratégias e possibilidades para tratar do tema bullying com os alunos no ambiente escolar. Na sequência, será a vez dos pequenos que, através do diálogo entre si, trarão sentimentos, relatos de vivências, suas opiniões e ideias, que serão trabalhados com dinâmicas para enaltecer suas singularidades.
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Toda a contação de Uni tem o acompanhamento da psicóloga Romena Panarotto, que, além de sua atuação clínica com todas as faixas etárias, ministra formações, palestras, rodas de conversa e possui ampla experiência em atendimento grupal. A psicóloga abordará como o bullying poderá aparecer entre as crianças. A profissional busca, ainda, mostrar ao professor como perceber sinais de que as crianças estão sofrendo ou fazendo discriminações, como lidar com isso e como ajudá-las.
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“Os sinais existem, mas muitas vezes não percebemos, no dia a dia corrido da escola. No entanto, se ficarmos atentos a eles, podemos colaborar para que não continue levando as crianças a pensarem sobre, tomando consciência de suas ações, ajudando-as a pensar sobre si mesmas e sobre os outros”, explica Romena, que acrescenta que não adianta reprimir ou castigar, é preciso dialogar, fazer pensar para que as atitudes mudem. O acompanhamento da psicóloga visa ajudar os professores a desenvolverem um olhar cuidadoso e amoroso entre as crianças
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O objetivo do projeto é mostrar a importância do envolvimento da literatura infantil na prática escolar através da contação de história planejada, contribuindo para reflexões e diálogos sobre bullying entre professores e alunos. Pare, olhe, ouça, sinta: o bullying na escola é um projeto aprovado através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, PRONAC 235310, conta com a produção da Lisboa & Rocha Consultoria e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal.
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