Regional

Projeto Turismo em Movimento avalia soluções para setor turístico da região

Foi realizado ao longo dessa sexta-feira, 7, o projeto Turismo em Movimento, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo e sediado no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O objetivo do evento foi apresentar as novas estratégias para o setor desenvolvidas pela pasta, tais como estruturação e qualificação da oferta e linhas de crédito para novos empreendimentos. Houve ainda debates sobre as novas perspectivas e formas de ação para o mercado turístico e abordagem de outros temas relevantes para as regiões do Vale do Rio Pardo e Alto da Serra do Botucaraí.

O presidente da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Marquardt, destacou a relevância do encontro para que os municípios possam discutir a situação atual do turismo com a participação de empresários do ramo, instituições representativas e poder público, bem como alinhar as ações. “São duas regiões muito importantes para o Rio Grande do Sul e com um potencial muito grande, mas que precisa ser mais bem explorado.” Salientou ainda a importância de desenhar um mapa turístico do Estado e conhecer o comportamento do consumidor para buscar melhorias.

LEIA MAIS: De olho no futuro, Vale do Rio Pardo trilha o caminho da diversificação turística

Publicidade

Marquardt cita ainda a necessidade de diálogo entre as diferentes localidades, tendo em vista os problemas comuns compartilhados por elas, que podem ser solucionados de forma coletiva a partir da troca de ideias e experiências. “Conhecendo as nossas potencialidades e fraquezas, podemos ter um plano de ação melhor para as duas regiões em conjunto e também para cada uma individualmente”, completa. As reuniões promovidas nas 27 regiões turísticas gaúchas na sexta-feira devem culminar na criação do Plano Estadual de Turismo.

Para Claudiane Y Castro, turismóloga e assessora técnica da Aturvarp, o grande diferencial foi conseguir unir empreendedores, gestores, entidades e comunidade local, o chamado trade turístico. Segundo ela, essa integração dos meios que compõem a estrutura do turismo é fundamental para tornar a atividade sustentável dos pontos de vista econômico, cultural, ambiental e social. “Tivemos 80 pessoas participando durante todo o dia sob os aspectos da inovação, conhecimento e repasse de informações. Além disso, se sentiram prestigiados por esse evento ter sido realizado em Santa Cruz.”

LEIA TAMBÉM: Empreendedores criam Associação de Turismo Rural do Vale do Rio Pardo

Publicidade

A profissional também enfatizou o potencial do Vale do Rio Pardo para a atividade e a oferta constituída, mas que pode melhorar sobretudo nos serviços oferecidos ao turista, no que diz respeito a atendimento, superação de expectativa e qualidade em detrimento de quantidade. “O resumo de tudo o que ocorreu hoje é a união que nós tivemos com um número muito bom de pessoas.” Claudiane reforçou ainda o convite para que os guias, agências e rede hoteleira do município e região participem de eventos como esse quando houver a oportunidade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.