Santa Cruz do Sul

Projeto transforma uniformes em desuso em agasalhos para cães e gatos; veja detalhes

Foi lançada no Palacinho da Praça da Bandeira, na tarde desta quarta-feira, 24, a segunda fase do projeto Recicla Fardas – uma iniciativa da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul em parceria com o Instituto Mix. Agora, uniformes antigos da corporação, como camisetas, suéteres e coletes, serão reaproveitados para a confecção de roupas estilizadas para animais de estimação. As peças serão distribuídas gratuitamente aos tutores com o propósito de manter cães e gatos aquecidos e protegidos para passeios à noite graças à tecnologia de visualização noturna proporcionada pelas faixas refletivas fixadas nas fardas.

Conforme o coordenador do setor de Projetos Sociais da Sesmob, Rodrigo Costa, que está à frente da iniciativa, o intuito é unir solidariedade e sustentabilidade. “Por serem uniformes funcionais, as fardas não podem ser doadas, nem mesmo para campanhas do agasalho. Então, com este tipo de reaproveitamento, evitamos o descarte e podemos dar um novo destino, agasalhando os animais e até evitando que sejam atropelados à noite”, explicou. As primeiras peças serão destinadas a cães e gatos abrigados no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA).

LEIA TAMBÉM: Conheça a iniciativa que vai reciclar fardas de agentes de segurança de Santa Cruz

Publicidade

Foto: Claudine Friedrich

Amostras de abrigos prontos foram apresentadas à prefeita Helena Hermany já vestidas em dois cachorrinhos. “Ficou realmente muito bonito! Este projeto iniciou com um propósito genuíno e está superando as expectativas. É assim que se faz reciclagem, aliando o meio ambiente e o desenvolvimento social, porque temos que pensar em todos os seres vivos do nosso planeta”, analisou Helena.

O Recicla Fardas existe desde agosto do ano passado, quando foi apresentado à comunidade pela prefeita e integrantes da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), à qual a Guarda Municipal é vinculada. Na primeira fase, o projeto arrecadou uniformes de material rip stop para a produção de bolsas do tipo ecobags – que foram confeccionadas por alunos do curso de Corte e Costura do Instituto Mix e entregues com gêneros alimentícios a famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Fardas que seriam incineradas, prejudicando o meio ambiente, são transformadas em artigos nobres. Com iniciativas como essas, a gente consegue transformar o mundo”, comemorou o gestor do Instituto Mix, Adriano de Oliveira, que também participou da apresentação dos agasalhos no Palacinho.

Publicidade

Na próxima segunda-feira, 29, haverá uma nova distribuição de ecobags. Desta vez, com produtos do auxílio-natalidade. Será às 14 horas, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Para as próximas etapas do projeto, devem ser produzidas mochilas e estojos escolares, que serão entregues a estudantes da rede municipal.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.