Santa Cruz do Sul

Projeto transforma o Túnel Verde em patrimônio turístico de Santa Cruz e amplia proteção das árvores

O Túnel Verde, na rua Marechal Floriano, voltou a ser tema de discussões na Câmara de Vereadores. O vereador Gerson Trevisan (PSDB) encaminhou um projeto de lei que visa transformar o espaço em patrimônio turístico e de proteção de Santa Cruz do Sul. O documento estabelece a Prefeitura como responsável pela manutenção do túnel, amplia a extensão para mais quadras e estipula as obrigações do poder público, traçando ações pelos próximos 16 anos.

Trevisan afirma que objetivo de sua iniciativa é manter o conjunto em boas condições | Foto: Bruno Pedry

Com a intenção de regulamentar as estratégias para manutenção do cartão-postal santa-cruzense, Trevisan criou ainda em 2013 um projeto de lei, que acabou retirado e retornou como indicação ao Executivo. O então prefeito Telmo Kirst, no primeiro ano de governo, assumiu a indicação e usou-a como base para manutenção do local. Passados nove anos e diante de acontecimentos recentes, Trevisan conta que viu a necessidade de reapresentar a matéria, para que os cuidados com o ponto turístico constem em lei, garantindo que o Túnel Verde se perpetue.

LEIA TAMBÉM: Túnel Verde: conselho visa criar grupo de trabalho para discutir a manutenção

Publicidade

Na última segunda-feira, 29, uma reunião da Câmara debateu a questão. Por meio do secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, Jaques Eisenberger, a Prefeitura ressaltou a intenção de manter e preservar o Túnel. A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Daiane Geiger, apresentou uma série de ações que já estão em curso para garantir os cuidados necessários.

Relembre

A discussão em torno do Túnel Verde não é recente. Há anos a questão entra em pauta devido aos problemas que as raízes das árvores causam nas calçadas da Marechal Floriano. Além disso, há a necessidade de podas constantes, que por muitas vezes causam transtornos aos lojistas. Os galhos quebrados e as folhas que caem nas calhas dos telhados trazem gastos aos comerciantes em função da manutenção necessária.

LEIA TAMBÉM: “O túnel verde não será apenas mantido, será ampliado”, afirma secretário em reunião na Câmara

Publicidade

O assunto ganhou força após a queda de uma das tipuanas, que teve de ser removida após o temporal que atingiu Santa Cruz no dia 14 de julho. Na ocasião, a árvore, que ficava quase na esquina com a Rua Borges de Medeiros, foi arrancada do solo pela força dos ventos.

Lojistas pedem manutenção constante

Mauro Spode: propostas são importantes | Foto: Bruno Pedry

Comerciantes que possuem estabelecimentos no trecho do Túnel Verde são os mais afetados pelas consequências: alguns convivem constantemente com calçadas danificadas pelas raízes das plantas. Em alguns casos, até rachaduras em paredes são relatadas por lojistas que convivem com as tipuanas. As folhas que caem nas calhas dos prédios e a queda de galhos podres também preocupam. Por essa razão, o setor faz questão de ressaltar que não é contra o Túnel Verde, mas reivindica uma manutenção bastante apurada no local. “Na última reunião, tivemos relatos de que começou a dar problema na vitrine de uma loja. Já mexeu com a estrutura do prédio, e isso é bem grave”, afirma o presidente do Sindilojas, Mauro Spode.

LEIA TAMBÉM: Dois túneis verdes, dois destinos: em Santa Cruz, tipuanas requerem atenção; em Porto Alegre são patrimônio histórico

Publicidade

Ele destaca que em frente à própria loja há três tipuanas, mas, em virtude da boa estrutura do prédio onde está instalado, não sofre com danos.

As propostas da Prefeitura sobre ações de cuidados com o local e a apresentação de um projeto que oficialize em lei a necessidade de manutenção do Túnel Verde foram consideradas positivas pelos lojistas.

LEIA TAMBÉM: Promotoria cobra medidas para Túnel Verde em Santa Cruz

Publicidade

Previsão é ampliar quantidade de árvores do Túnel Verde

O projeto de lei está em pauta na Câmara de Vereadores e já pode ir à votação. O texto prevê a manutenção das cerca de 295 tipuanas do Túnel Verde e estipula o plantio de novas árvores. Atualmente, ele ocupa as quadras das ruas Senador Pinheiro Machado e Borges de Medeiros. Caso a matéria seja aprovada, o perímetro será ampliado em quatro quadras e praticamente dobrará de extensão, iniciando-se na esquina da Rua Manoel Antônio de Barros e se estendendo até a esquina da Marechal Floriano e a Rua Tiradentes. 

Além da manutenção das árvores existentes e previsão de retirada dos espécimes que porventura não possam mais ser mantidos, o projeto estabelece o plantio de novas mudas no local, utilizando uma técnica com a colocação de canos de cimento abaixo da planta. Isso direcionaria as raízes para uma profundidade maior, sem afetar as calçadas. As árvores deverão ainda ser catalogadas e georreferenciadas, por meio do mapeamento digital, onde constarão as características de cada uma delas.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura mantém programa permanente de monitoramento das tipuanas

Publicidade

A orientação do PL é para o plantio de aproximadamente dez novas tipuanas por ano. O projeto permite ainda que lojistas e moradores do trecho do Túnel Verde façam doações para que a Prefeitura plante novas mudas em um lugar específico, tornando o doador responsável solidário pela árvore.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.