Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Projeto Teste e Trate visa eliminar casos de Hepatite C

Foto: Agência Brasil

A hepatite pelo vírus C é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, já que na maior parte das vezes é uma doença silenciosa, o que aumenta, portanto, a chance de tornar-se crônica. A vantagem é que, atualmente, a terapia é altamente eficaz e segura, com potencial de cura acima de 90%. Aumentar o número de pacientes em tratamento para eliminar as hepatites virais até 2030 está entre as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O projeto Teste e Trate tem por objetivo levar testagem e tratamento para a infecção causada pelo vírus da hepatite C pessoalmente para pessoas que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Tais como pessoas privadas de liberdade, população em situação de rua, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial e idosos em instituições de longa permanência.

LEIA TAMBÉM: Julho Amarelo vai conscientizar para a prevenção de hepatites virais em Santa Cruz

Publicidade

O projeto é promovido pela Sociedade Brasileira de Hepatologia e coordenado, em nível nacional, pelo médico gastroenterologista e hepatologista, Eduardo Emerim, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

O projeto-piloto iniciou em fevereiro de 2022, no Presídio Feminino Madre Pelletier e seguiu pelas demais casas prisionais de Porto Alegre, através de uma iniciativa da Secretaria de Saúde da Capital. “Com testes rápidos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), é possível fazer o diagnóstico da doença em minutos, mas é necessário realizar ações e campanhas voltadas principalmente à população prioritária da infecção”, destaca Emerim.

LEIA TAMBÉM: De janeiro a abril, Central de Regulação soma quase 500 autorizações de exames não retiradas

Publicidade

Através da parceria, os municípios integrantes da 13ª CRS irão receber a visita da biomédica Eduarda Gassen Boeira, egressa da Unisc que, sob supervisão de Emerim, é responsável pela testagem e acompanhamento dos casos na região. As Instituições de Longa Permanência para Idosos são as primeiras a receberem o projeto na região.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.